segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Eu não vejo o futuro

Lavar a louça pode trazer conseqüências muito maiores do que poder usar pratos, talheres e copos novamente sem medo de que eles estejam com substâncias podres. Lavar a louça pode levar pessoas como eu a conclusões, oriundas de pensamentos muito loucos, bem toscas.

O fato é que fiquei pensando no dia em que estava conversando com um professor e uma colega, digo, ex-colega. Eles tentavam de todas as formas me convencer de que previsões do tempo são feitas a partir de medições de fenômenos físicos em determinados lugares que ajudam a prever, basicamente, se vai chover ou não.

Eu não gosto de previsões do tempo. Não acredito em previsões do tempo. Até porque, para mim, tanto faz se vai chover ou não. Antes de sair de casa olho para o céu, sinto se está abafado ou não e então decido se levo um guarda-chuva(com ou sem hífen na nova regra, eu vou usar).

Pessoas que acreditam, confiam e seguem previsões do tempo têm medo. Xinguem, chamem de idiota, mas eu acho que essas pessoas(que transformadas em porcentagem, passam de 90) têm medo do futuro. Têm medo de tomar um (bom) banho de chuva, de sentir frio por estarem de manga curta, de sentir calor por estarem de manga comprida em uma tarde de 38 °C, têm medo de simplesmente errarem a cor da roupa de acordo com o dia.

A imprevisibilidade* do futuro (e do clima) acaba aumentando a cautela de pessoas que, muito mais pelos outros do que por si mesmas, mudam até o que vão fazer conforme o que diz a previsão do tempo, seja ela no rádio, televisão ou jornal impresso. E a cautela é a inimiga da espontaneidade.

Acho que um propósito inteligente seria acabar com previsões do tempo. Sério. Deixa isso para países que sofrem muito com furacões e tal. Aliás, só isso deveria ter tentativa de previsão. O resto, deixa acontecer, como algo natural que é. Ou vamos ouvir as pessoas mais antigas, como o meu avô. Ele acerta muito mais apenas olhando para o céu e sentindo o clima do que todos os aparelhos que medem isso e aquilo.

E tudo isso veio de alguns minutos lavando pratos e copos...


*existindo ou não, essa palavra é fácil de ser interpretada

Um comentário:

GrazieWecker disse...

tu tá totalmente certo... pessoas que olham/leem previsões do tempo, como eu, tem medo... de sair sem guarda-chuva e molhar seus materiais escolares (que são, no meu caso, boa parte eletrônicos), de sair para viajar para a praia e pegar o mar "chocolatão" todos os dias por causa da chuva, de sair na chuva e pegar umas baitas frieiras nos pés por causa dos tenis molhados, de ficar com caspas por causa dos cabelos molhados etc. tu está totalmente certo, é puro medo.