quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Histórias de uma vida não vivida(15)




Cansei de tanto aprendizado, de tanta reflexão, de tanto pensamento. Cansei de ouvir as pessoas dizendo o que devo fazer. Cansei de ouvir de mim o que devo fazer. Cansado, exausto, quase inválido. Como as verdades que já não são mais verdades e as mentiras que são cada vez mais mentiras. Sem sossego, descanso ou uma assimilação de fato. Cansado da teoria, do raciocínio, da leitura e da escrita. Do nada. Daquele maldito nada em que vivo uma parte da minha vida.*

Dizem que a vida é feita de escolhas. Nunca pensei nada a respeito dessa frase. Acho que escolhas são feitas todos os dias, todos os momentos, mas não acho que a vida seja feita de escolhas. Talvez também, mas não necessariamente à partir delas, apenas. Estranho? Muito, mas eu insisto que nunca pensei bastante nisso, nessa frase, nesse sentido todo que essas palavras que as pessoas tanto gostam de dizer possam ter.

Pensando bem, se eu fosse pensar bastante em tudo o que dizem por aí, não teria tempo para pensar nas coisas que eu digo ou posso dizer. São tantas frases que nem sei qual outro exemplo citar. Não vou entrar na questão qualidade, oportunidade ou mesmo intenção das frases ditas, mas que são muitas ditas não há como negar.

Entendendo que não pensava e não ouvia muito, resolvi aceitar e seguir tudo o que me diziam. Loucura, eu sei.

Começando de manhã quando, respondendo à pergunta de meu pai, deixei escapar que estava triste por causa de uma guria. Ele então me disse "mulher é que nem esse café que estou tomando, se esfriar, perde o gosto". Isso foi profundo demais, mas enfim, resolvi 'beber' o café antes que esfriasse. Mas acho que não entendi direito já que os resultados foram três dentes quebrados, os braços cheios de arranhões e um olho roxo.

Ao voltar para casa, disse à mãe que estava com problemas na escola, com dificuldades de aprendizagem. Ela então foi sábia e disse-me: "Quanto mais você estuda, mais você aprende". Fiquei 12 horas seguidas estudando. Todas as matérias, artigos, livros, enfim, tudo o que poderia me dar conhecimento, principalmente o conteúdo da prova da manhã seguinte. O resultado também não foi muito bom, já que tive enxaqueca, meus olhos arderam muito e não pude fazer a prova do dia seguinte já que demorei para acordar, pois fui dormir tarde demais por estar estudando, e cheguei atrasado.

Fui reclamar com o diretor da escola, que me disse: "A pontualidade é a chave do sucesso". Então, por dias, fui pontual em tudo. Acordava 5 minutos antes para ser pontual na fila do banheiro, comia antes para chegar antes na parada de ônibus para chegar antes na escola e nunca mais perder uma prova. Só que também não deu certo, já que cheguei tão antes na parada de ônibus que peguei o ônibus errado e fui parar no bairro mais violento da cidade, sendo lá assaltado e agredido verbal e fisicamente.

Na delegacia onde denunciei os agressores, o delegado me disse "Amoldar-se à dor é vencê-la". Essa foi a frase mais complexa para mim, mas decidi aceitá-la como regra de vida. Preciso dizer que não deu certo? Primeiro, amoldar é algo como adaptar, eu acho. Então aceitei toda e qualquer dor como algo normal e passei a ser um vencedor? Não. Fui despedido da empresa onde estagiava pois o meu chefe me disse que eu não era ambicioso o suficiente, já que aceitava as derrotas, que não deixavam de ser dores sentidas pela minha mente, como algo normal.

Desesperado, fui ao psicólogo. Ele me disse apenas que 'a imaginação é mais importante que o conhecimento'. Só que aquele idiota esqueceu de me avisar que eu não posso imaginar respostas nas provas de matemática, física e biologia. Os professores ainda ridicularizaram minhas respostas e fiquei conhecido com o maior idiota da história da escola. Imaginação... aquele psicólogo idiota.

Li então no jornal que 'depois de algum tempo você aprende que o sol queima se ficarmos expostos nele por muito tempo'. E não é que deu certo dessa vez? Fiquei das 10 da manhã às 3 da tarde na praia e fiquei quase preto de tão queimado, parecia que eu tinha sido jogado numa frigideira e esqueceram de me tirar depois de lá.

À partir do momento que uma frase de outra pessoa fez sentido para mim, completei minha missão.

Bom, qual era a minha missão?

*só esse parágrafo realmente faz sentido com relação à minha vida

8 comentários:

Érica Ferro disse...

"Pensando bem, se eu fosse pensar bastante em tudo o que dizem por aí, não teria tempo para pensar nas coisas que eu digo ou posso dizer."

Falou tudo aí.

É muita coisa para ser pensada em uma vida só.

Um abraço.

Taw disse...

Po... véio... ri muito... ahuahauahua...

Mas acho isso meio triste... rsrs e engraçado... :-p

Eu tenho observado tudo que posso desde que decidi aprender só que me era essencial para levar sucesso a minha presença nesse mundo [aos 7 anos vendo jaspion na TV hauahuah]. Em tudo vi mentiras em tudo. Besteira seguir qualquer coisa nesse mundo... na minha opinião, deveríamos fazer o que nos faz vencer.


Hum... CRISTO venceu.

Anônimo disse...

Kkkkk...
Ao mesmo tempo em que é cômico é triste...
Não sei ao certo se entendi, mas às vezes não precisamos entender...
Talvez seguir o que as pessoas dizem possa ser um erro, mas e se errarmos por não ter ouvido aquela pessoa???
A escolha é uma faca de dois gumes...

Bjs

LuhFrizone disse...

Nao sei se era pra rir mas rir um pouquinho...e acho que a sua forma de pensar e de ver é perfeita admirei muito *-* muitas coisas me fizeram parar para pensar e refletir e ver que é a mais pura verdade

Jééh disse...

kkkkkkkkkkkkk eu ri demais

e como eu sempre digo, tenha sua propria opinião ^^

Gabriela Castro disse...

Pra tudo na vida existe uma frase de efeito, né?! hehe
Gostei muito do seu blog. Gostei mais ainda do seu "quem sou eu"
beijos

Unknown disse...

ahsuahsu desculpa, mas euri =x
O melhor mesmo, é fazer nossas proprias frases, ter nossas proprias opiniões, e viver nossa própria vida =]
:*

Mulher na Polícia disse...

É igualzinho aos conselhos dos antigões aqui na polícia. Ora vem um e cobra mais ação, outro cobra cautela; Um cobra agilidade, outro paciência... e por aí vai. Sabe a que conclusão eu cheguei?

É que na vida há vários princípios aplicáveis. Cada conselho é a indicação de um princípio a ser seguido. Mas muitas vezes os princípios são contraditórios porque o conselho é para uma situação específica. Além disso cada pessoa te dá um conselho baseando-se em sua experiência específica. O que não significa que o conselho dela será eficaz para o seu caso... Saber aplicar os princípios e valores à vida é resultado da sabedoria que acumulamos através do aprendizado constante...

Entendeu???

Beijo gaúcho.