segunda-feira, 20 de abril de 2009

Quando os bons(?) erram(?)

O que se pode esperar de alguém com certa experiência em alguma ação? Que vá lá e faça corretamente o que tem que fazer. Não precisa ser extraordinário ou perfeito mas são os experientes que fazem com que as pessoas que os designaram fiquem tranquilas quanto às devidas ações.

Só que fica constatado que experiência só quer dizer para diferenciar os que podem instruir dos que tem de ser instruídos. Experiência alguma garante sucesso. Não garante sequer um trabalho bem feito, o mínimo que seja. Até porque, erros são humanos e não devem ser muito considerados, embora quando a experiência não faz diferença, alguma coisa está errada.

Até acho que algum dia escrevi algo do tipo em uma frase do dia. Acho que era algo como "quando a cabeça não ajuda até os melhores erram", ou algo semelhante. No caso, não quero pensar na qualidade, mas sim na experiência, ou o TS do FGTS. O tempo de serviço. A experiência. O que já foi feito. Naqueles que pegam uma caneta e já sabem o que escrever. Que tomam a palavra por terem o mínimo de ideia do que dizer. Aqueles em quem os mais novos podem se aconselhar, pedir dicas ou mesmo passar a tarefa quando estiverem com medo ou algum tipo de receio para executar a (in)determinada tarefa.

Escrevo isso porque mesmo EU tendo certa experiência em determinada ação, cometi um erro bem infantil, de principiante, de imaturo, de novato mesmo. Não que tenha feito diferença ou prejudicado alguém, não que alguém tenha criticado ou sequer percebido mas...

Não sei. Não gostei. Eu sei que errei. E feio. Ninguém me disse. Ninguém criticou. Ninguém fez sequer menção de algo desse tipo. Não sei se ignoraram por ser alguém já criticado. Não sei sequer se perceberam. Mas o silêncio prevaleceu.

Isso o que importa?

Errado. Eu sei que errei(2). E mesmo aceitando meu erro, não me conformei num todo. Não precisava ter errado. Desatenção. Pensamento distante. Ou nem tão distante assim. Mas foi algo bem bobo mesmo.

Mas aprendi. Não que errar é humano. Aprendi a desconsiderar de fato essa experiência. Pelos outros eu desconsiderava, porque sempre fui o sem experiência. Mas não era por inveja ou algo do tipo. Era por ver que isso não era necessário, embora ajudasse em determinados momentos.

Foi legal aprender um pouco mais. Ter uma consciência maior. Embora já não faça mais aquilo com o frio na barriga que sempre me motivou, ainda gosto. Ainda quero fazer. Foi legal tentar levar com a barriga, mesmo que sem tempo para fazê-lo diferente, e errar feio.

Gosto dos meus erros. Mas não me conformo com eles, felizmente.

4 comentários:

Willa disse...

Somos seres humanos...
Erra faz parte do contexto!
Mas aprenda com o erro.

Beijos! :}

Anônimo disse...

Também não me conformo com os meus. Fico lembrando e relembrando deles a todo momento, Mas, é sempre bom o aprendizado.

beijos

Taw disse...

isso aeee... se foi vc que errou, se a consciência é sua, e se vc percebeu, não precisa da consciência dos outros nesse específico citado... existir consciência já é suficiente para aprender algo disso.

Anônimo disse...

e o que seriamos de nós sem os erros ? errar chega a ser sublime, visto que quem erra teve corragem de fazê-lo. conformidade não quer dizer aprendizado, logo, preocupe-se com este ultimo.