quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nada além do necessário

Creedence Clearwater Revival - Lookin' for a reason

Não consigo entender a estranha, comum e muito complexa mania que pessoas, inteligentes ou não, têm de limpeza. É uma quase obsessão compulsiva e familiarmente corrosiva que faz com que pessoas como a minha mãe busquem de todas as formas a limpeza completa de seus lugares, de viver, comer, dormir, trabalhar ou mesmo estudar.

Esse esforço todo, esse trabalho todo é inútil. É comprovado na prática que nem mesmo o melhor dos desinfetantes mata todas as bactérias existentes no local, sejam elas boas ou ruins para os que ali vivem ou passam. Não há como deixar algo 100% limpo. E não é por isso que sou contra essa limpeza toda.

É muito tempo gasto, comprando, aprendendo a usar, usando e depois reclamando de quem volta a sujar, mesmo que inconscientemente. Não há o que fazer, a sujeira vai voltar, aliás, ela nunca sai dali. Não acredito que viver em um ambiente total e completamente arrumado e limpo traga alguma vantagem a qualquer que seja o alguém que habite, trabalhe ou estude no local.

São horas, que somadas transformam-se em dias por ano, de limpeza e da busca para que novas sujeiras não sejam acrescentadas ao local que aparentemente está livre de qualquer sujeira. São mentes compulsivas, sem exageros, que fazem com que gente desorganizada como eu tenha que ouvir muita coisa apenas por caminhar comendo um pão e espalhando meia dúzia de migalhas por um chão, já sujo, que invariavelmente acabariam sendo carregadas por esfomeadas e perigosas formigas que certamente agradeceriam muito pela oportunidade daquele verdadeiro pão de cada dia.

Acho que as pessoas deveriam se preocupar mais em sujar do que no trabalho que vai dar para limpar. Evita-se fazer muita coisa apenas por temer o árduo trabalho de recuperação de um estado aparentemente limpo. Evita-se comer muita coisa por não querer sujar algum objeto, seja uma faca ou um prato. Evita-se, dadas as proporções, viver, para evitar desgostosas e incômodas palavras vindas de terceiros(as) que estão sempre atrás dessa (mal)dita limpeza.

Não vivo em meio à sujeira. Nem quero. Mas só limpo o necessário. É mais fácil. Mais prático. É apenas o necessário. Até porque, por viverem em locais muito limpos, crianças da nova geração(com seus 5, 6 anos) estão tendo mais problemas de saúde por não conviverem com essa sujeira, que não faz diferença, que não atrapalha e que só incomoda aquelas que buscam o auge da limpeza doméstica, escolar ou tra... não sei como completar essa palavra.

Bom, era isso.

Pelo menos mexendo com blogs a única preocupação de limpeza é com o layout, que mais uma vez é novo e não possui qualquer exagero.

Exceto o próprio exagero do autor.

11 comentários:

Anônimo disse...

por mais estranho que seja é até bom não ocnseguir matar 100% das bacterias pq eu estava lendo uma revista cientifica esses dias e até essas coisinhas são importantes para o funcionamento da natureza..ACREDITA? rs


bejos

Anônimo disse...

estudo comprovado .. não arrumar a cama evita o acumulo de ácaros e uma série de outros microorganismos causadores de doenças. minha mãe nunca mais teve vez depois que li essa reportagem *não me lembro onde.
mas é isso por um mundo mais sujo, ou não tão limpo assim.

-x-
quanto a musica. sim sim.
só postei uma letra por ter uma certa necessidade de ver aquilo atualizado e o relogio já tava adiantado. favoritado :D

Unknown disse...

Eu gostei desse novo visual do blog. Ficou mais clean, sei lá. huahuahua. Beijos!

Nathalia disse...

"que não atrapalha e que só incomoda aquelas que buscam o auge da limpeza doméstica, escolar ou tra...balhística!"

nem existe, mas eu usaria isso haha

O maluco disse...

O maluco acaba de descobrir que existia ainda antes de existir.

Julia Wartha disse...

Muito bom o texto!

É verdade, mas que mania mais irritante de limpeza excessiva ¬¬
A mesma coisa acontece com a arrumação. Não que eu goste de viver em um ambiente totalmente bagunçado, mas aquela coisa de não deixar nada em cima dos balcões, limpar as mesas e tirar o pó a cada meia hora é terrível.
Além do mais, já foi comprovado que pessoas 'moderadamente' desorganizadas usam mais o cérebro e não perdem tanto tempo, assim como aqueles que vivem com um nível 'moderado' e normal de sujeira têm mais resistência à doenças.

Bom final de semana! :)

' Leeh B. disse...

SIUIOSUIOSUIOSUIOSO
naum eh exatamente pra alguéem
mais foi inspirado em uma pessoa sim
e na vdd, eh um texto meu :)


beeeijos

Varda disse...

uahau,concordo plenamente...

Thaís A. disse...

Ah, essas manias assim me dão nos nervos, mesmo eu tendo as minhas, hihi D:

Tati disse...

Limpar layout?
Sou uma negação pra isso, mesmo!
shaushausausah
E quanto ao titulo sem texto, foi de propósito
beijoooooooooooooooooooooooo

Marcílio Sousa (Corpo e Alma) disse...

Legal seu blog, fiz um recentemnte, preisando de bons parceiros, bom, você tem idéias bem intimistas, essa é a vida.

entra lá, veja o que acha:

www.marciliosousa.blogspot.com