segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Fim de ano, começo de ano. Tá, e daí?


No ano passado eu elegi os 10 textos que eu mais tinha gostado de escrever nele. Não vou fazer isso. Os marcadores estão aí ao lado, e também, eu nem escrevi tanto, embora considere os textos deste ano melhores dos que os do ano passado.O que posso relembrar desse ano? Muita coisa.

Muita coisa importante, boa, fantástica, sincera, verdadeira. Mas muita coisa ruim, pensamentos, agonias, tristezas, mágoas e decepções. Ano de contrastes, como qualquer outro. Não para mim.

Acho que num possível balanço nunca vivi um ano tão ruim. Com tantos momentos ruins. Entretanto a intensidade do que foi bom, do que é bom de ser lembrado(mesmo que no fundo acabe não sendo muito bom), acaba encobrindo o que não precisa ser lembrado.

O que aumenta consideravelmente a sensação de que sou um grande perdedor é muito mais em quantidade do que intensidade. Muita coisa, sem muita profundidade. Porém, preciso fechar os olhos toda vez que preciso deixar de lado isso para sentir o que realmente foi bom, para lembrar do que é necessário, importante e, mesmo que pareça contraditório por motivos que não serão escritos, fundamental.

Ano ruim? Não sei. Com muitas coisas ruins, como nenhum outro ano havia trazido. Mas intensamente produtivo, pela mente, pela intensidade de alguns sentimentos, pela comprovada sinceridade de outros, pela evolução e desabrochamento de alguns ideais, pelo aperfeiçoamento de sonhos, de realizações, de reflexões e vivências.

Cada um define o seu ano como quiser. Ou não defina, isso não muda absolutamente nada, porque o ano não vai agradecer por você elogiá-lo, não vai existir mais alguns dias além do que ele têm que durar por ter sido chamado de bom, disso ou daquilo.

Sem nostalgia. Até porque, nem todo mundo sabe o que é isso.

3 comentários:

ThiagoManfio disse...

Ou vini até para algumas pessoas possam até esquecer esse ano como tantos outros por terem tantas pessoas que tiveram seus entes queridos mortos ou um ano monótono como um dia apos do outro ou estar com nostalgia de si .
Como pode ter pessoas que amaram esse ano , gostaram , ganharam muita coisa nesse ano que estão mais felizes ´, com um trabalho melhor ou começando a trabalhar tendo um discanso merecido esse final de ano . Então só posso diser que nos devemos tentar enchergar mais o futuro para tentarmos melhora-lo com esse próximo ano . Feliz ano novo vini , e todos que lerem isso .

Jééh disse...

bom eu diria que 2009 foi 2009, aliás ano só encerrar mesmo no da 31 né ^^, Vinícius um bom 2010 pra vc e muitas felicidades ^^

Érica Ferro disse...

"Down under - Men at work"

Adoro essa música!

Gostei disso!
"Cada um define o seu ano como quiser. Ou não defina, isso não muda absolutamente nada, porque o ano não vai agradecer por você elogiá-lo, não vai existir mais alguns dias além do que ele têm que durar por ter sido chamado de bom, disso ou daquilo."

Por isso, eu só digo que não tem mais jeito. 2010 já chegou, e já era.
Tenho que vive-lo e aproveitá-lo.

Felicidades pra você.
Beijo.