quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

É só mais um desabafo alternativo


Toda lista feita, por maior que seja a quantidade de boas intenções contida nela, é errada. Porque toda lista limita demais o que é listado. As 10 músicas, os 10 lugares, as 10 pessoas, os 10 fatos do ano, os 10 dias mais importantes da história, os 10 gols mais bonitos e os 10 melhores times, dentre tantas outras. Muita limitação para pouca coisa. Porque listar é tentar resumir em vão. Sempre algo que mereceria estar lá fica de fora.

As minhas 10 músicas agora são 12, quase 13 e deveriam ser 50, no mínimo. Como posso deixar fora tanta música boa, tanta banda boa, tanto bom e velho rock'n roll fora da minha lista? Transpondo isso para cá, não farei como fiz ano passado ao listar os 10 melhores textos meus, na minha opinião. Também porque uma coisa é eu ter gostado e outra é eles terem sido bons.

E estamos no fim de um ano. Listas não faltam. As melhores e piores coisas, as melhores e piores pessoas, os melhores e piores livros, músicas, bandas, momentos, viagens, enfim, qualquer coisa que tenha mais de uma... coisa, diferente.

Sinceramente acho uma grande bobagem todas as listas de fim de ano. Assim como as listas de começo de ano. Não é a primeira vez que critico isso, mas é porque acho uma grande bobagem mesmo. Vou fazer isso, emagrecer aquilo, comer tal coisa, ir para tal lugar. Que saco. Tão saco quanto aquelas bobagens de cor, roupa, lugar e até comida no momento do início do ano novo. Tudo balela, bobagem para quem quer acreditar na sorte, no azar e nas estrelas, constelações e qualquer outra coisa que possa fazer por você o que você deveria mas não tem a mínima capacidade de fazer.

Sou um grande oposicionista de deixar que a 'sorte', coisa que para mim não existe, leve as pessoas a fazerem as mais patéticas e bobas coisas para que o ano que virá seja melhor. Que saco, mais uma vez. É só um dia, com dois números diferentes na datação. Só isso. Por que não se comemora o primeiro dia de cada vez então já que o importante é a mudança?

É bem provável que o problema esteja comigo. Em não acreditar no que todo mundo acredita, só porque para mim não faz sentido algum. Mas tudo bem. Sou burro, idiota, bobo, chato, teimoso por tantos outros motivos, ser chamado de tudo isso só por não gostar de listas(as quais só faço para mostrar meu gosto musical no orkut) e não acreditar em sorte e azar, não vai me afetar negativamente.

4 comentários:

Érica Ferro disse...

Listas são inúteis e perde tempo que as faz.
As pessoas só deveriam entender que se deve viver, viver muito e realizar o que se tem em mente, em sonhos. É isso que nos falta, coragem e força. Só.

Concordo contigo, em todo o texto.
E eu nem ligo em ser idiota contigo.

Um abraço.

Anônimo disse...

Também não entendo essa fixação por listas que as pessoas têm. Mas talvez possa ser uma tentativa de serem objetivos, ou apenas lembrar brevemente as coisas boas que passaram. Listas são rápidas e fáceis, qualquer um pode fazer - diferente, sei lá, de uma resenha, que apesar de ser fácil também muita gente não consegue organizar e fazer uma que preste. Acho que as listas surgiram pq as pessoas não tinham organização mental para fazer um texto completo, então cortaram-no em pedaços.

E também é uma espécie de objetivo para o ano que vem. Quem disse que você não é capaz de fazer aquilo que tanto quer? Se a lista for realmente verdadeira, consegue sim. E o mais legal é ver, depois de um tempo, o que você conseguiu e não conseguiu fazer da lista.


;**

Anônimo disse...

Concordo com você em tudo...
Já fiz muita lista de começo de ano (tradição que já deixei para trás)...
Percebi que isso é uma grande besteira...
Acabei me prendendo em promessas que não faziam mais tanto sentido, enfim, deixei de sonhar e viver...
Portanto pra esse ano nada de listinha, vou viver a vida e ser feliz!!!
E concordo com o que a Erica disse: "E eu nem ligo em ser idiota contigo."

Bjs

Jééh disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk Vc me pareceu meio Grinch agora, só que ao invés de estar numa quebra de braço com o natal, vc estar com o Ano Novo, quer saber? Amo o Grinch ^^.
O incrível é que toda vez que vc promete algo para ano que vai entrar inevitávelmente vc não conseguir cumprir, isso é tão fato que uma das perguntas que eu mais ouvir nesse final de ano foi "o que vc prometeu pra 2009, que não fez, e vai fazer em 2010?"
Não que as listas são um total desperdiçio de tempo, se não se planerjar nem no começo do ano imagina no decorrer dele, e quanto sorte, eu acredito que a sorte existe pra quem a busca, se vc ficar só sentado esperando algo de bom cair do céu o maximo que vc vai ver é uma chuva de granizo (que não é normalmente considerado bom, então se vc quer si dar bem, não por nada não mas vc tem de ir a luta/fato.

Vinícius adorei ter descorbeto teu blog nesse final de ano, gostei muiuto disso aqui, e desejo que isso só melhore bjs e inté 2010 :*