segunda-feira, 9 de março de 2009

Talvez não esteja escrito nas estrelas

Duvido que quem milagrosamente lerá este texto nunca tenha se perguntado sobre o futuro. Sobre a vida no futuro. Deus escreve certo por linhas tortas, está escrito nas estrelas, o futuro a Deus pertence, suas escolhas hoje mudam o seu mundo amanhã, está tudo predestinado para cada um. Enfim, isso tudo em uma frase é complicado.

O futuro é algo concreto que virá e isso ninguém discute mas. Ele já está pronto? Alguém em outra dimensão, se é que essa bobagem existir, conseguirá ver tudo o que acontecerá amanhã estando no hoje deles?

Muitos se perguntam se não existe mesmo algo já pronto e só nos resta, como meros humanos, viver o que já nos foi predestinado. Muitos se perguntam o porquê de minhas atitudes hoje não influenciarem realmente no meu futuro ou as influenciar demais.

Essa entra para a série das maiores bobagens que a mente humana consegue pensar. Ou melhor, tenta pensar.

Como, sabiamente, disse meu professor de Física do ano passado, a mente humana, e o ser humano em si, são tão insignificantes no contexto universal que coisas como essa(e como a origem de tudo ou a explicação do surgimento do homem). O que deveria nos fazer pensar em coisas mais importantes, times de futebol de botão, e claro, bergamotas.

O que o futuro nos reserva, ou melhor, o que será o futuro, seja ele predestinado ou construído a cada dia, não faz muita diferença. Porque, no fim das contas, o ser humano acaba tendo, em um defeito, uma qualidade. O imediatismo nos faz pensar no hoje de noite, no amanhã e no depois de amanhã. Isso elimina um pouco essa busca, que talvez torne-se desenfreada um dia.

Eu poderia terminar o texto dizendo que o importante é viver o hoje. Mas não. Não quero tentar passar lição de moral alguma para pessoas que já sabem e já leram milhares(ou somente centenas) de vezes coisas desse tipo.

Mas eu prefiro terminar dizendo que, felizmente, as pessoas acabam pensando no futuro distante, ou melhor, não-próximo, apenas no final de cada ano, quando fazem suas tolas, e futuras não cumpridas, promessas de ano novo.

E era isso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Selinho para vc na Fábrica. :)

Paulo Araújo disse...

Acho que o futuro não está escrito. Nós o fazemos. Independente disso, temos que viver nossa vida. Devemos, ao menos, tentar fazer dela um bom presente que será amanhã um passado de boas lembranças.

Falou.

Taw disse...

Acho que você generaliza muito no final do texto.

Mas tá aí... tem coisa que só pensamos para perder tempo.

:-P