domingo, 3 de abril de 2011

Histórias do Bandiolo - Ah sim, você( Último Ato )


*se começa, um dia acaba. Com algumas poucas, e excepcionais, exceções. A grandeza de um pequeno gesto, de um pouco de paciência e muita atenção superam qualquer pequena cãibra ou redução de jornada de trabalho. Estranho, pequeno, bom, muito bom. Sem sabedoria e aprendizado no ouvir, porém muito disso no entender e compreender. Entendimento é dom, e ponto final.



Ato VIII


Cena I

(o velho senhor está sentado no banco do parque, tristemente pensativo, quando aparecem para conversar consigo o jovem rapaz e o jovem das ruas)

- Viemos a ti para tirar-te algumas das grandes verdades da vida ó velho tristonho. Que mal está a tirar-te o sorriso?

- A vida e a espera temporal tiraram-me o sorriso tão lentamente quanto o caminhar de uma tartaruga tão vivida quanto eu. Os anos passam e tanto eu quanto a tartaruga vamos perdendo a alegria, a vivacidade e, que Deus nos tenha piedade, o amor por tudo, inclusive pela vida.

- Tua tristeza por espera é mais amena que a minha por tão recente despedida inimaginável porém sei que deves saber disso, tamanha sabedoria de teus anos e experiência de teus verbos.

- És jovem entretanto muito perspicaz, jovem rapaz cujos olhos entram em conflito e tentam evitar as lágrimas que o tempo jamais cansará de derramar.

- E o que poderia fazer para lutar contra o tempo? Há salvação para meu coração?

- Mesmo que não saibas o que fazer, faça. Mesmo que não saibas para onde ir, vá. Tão simples e tão somente faça dos teus verbos presente e jamais condicional imaginável e planejável. A vida não te entregou o plano da despedida, certo? Então é isso, viva e lute, com coragem, mesmo que...

( coloca a mão no coração, sentindo uma grande dor )

- Que aconteces? Continue antes que meus rins entrem em conflito por minha sede incessante de descoberta dos caminhos da vida.

- Não há muito tempo para mim. Meu coração dói e não apenas como dono de sentimentos puros e verdadeiros. Minha vida terrestre chega ao fim mas antes disso quero dizer-te, jovem que o mundo maquiou com sujeira e tratou de amedrontar com rejeições e decepções, que não deves cometer o mesmo erro que eu. Dê uma nova vida a teu coração e não fique esperando por aquela que está em teu passado, tudo porque tua infância hoje não existe mais e és homem. Seja um e, se novamente teu coração bater e for tomado de ti, faça o que disse ao jovem que ao teu lado está. E o condicional entra apenas na terceira tentativa. Se ainda assim tua tristeza for maior e tua dor tomar conta de todo teu coração transformando pensamentos em mágoas, terás então o direito absoluto e indelével de sentar-te na praça e, como eu, perder o resto da vida à espera de uma volta que, assim como eu, saberás nunca acontecer.

- Por que tão duras palavras, acaso tua vida inteira não valeu as pulsações de teu coração?

- Tanto valeu que hoje estou aqui fingindo ser sábio e aconselhando dois jovens que estão sendo espelhos de meu passado em um tempo que nunca mais será presente. Antes de deixar este mundo, quero apenas lhes contar o que tenho observado nesses tantos anos de reflexão em torno da vida, do amor, do mundo.

- O que descobriste?

- O grande segredo que nem homens, nem mulheres descobriram até o presente dessas palavras mas que eu, por amor, dor e tudo no nível de extremidade radical que vivi, consegui tornar conhecido. Talvez seja uma bênção divina poder dizer-lhes que...

- O que? Conte-nos logo qual é o grande segredo desse mistério chamado vida, ao qual...

( o velho aperta ainda mais a mão no peito )

- Adeus.

( morre )

- O Dono de nossas vidas não quer que saibamos o maior segredo de sua presença indescritível, o amor. Está louco por me fazer acreditar que poderia viver e ser amor por uma frase. Rapaz imundo, deixo-te em busca de minha amada.

- Pelo que nossos ouvidos receberam deste nobre senhor, creio que não sabes o que fazer ou para onde ir, apenas será levado pelo amor e por tudo que o envolve.

- Como podes tão simples palavras serem tão diretas? Não entendo como sendo tudo que és ainda és pequeno perante o mundo e te escondes nessa sujeira e em todas essas capas que escolheu colocar para disfarçar a grandeza de teu coração e a genialidade de tua mente espontânea. Não me digas mais nada, não quero que tuas palavras me tragam à realidade de minha existência nula. Te deixo aqui para ser guiado pelo amor e para o amor. Obrigado por tua companhia que, em minúsculo contável tempo, fez de mim um jovem honrado por tê-lo como companheiro e ouso chamar-te à partir de hoje tão somente de amigo.

- Que o amor te guie.

( saem )


Cena II

( o jovem rapaz entra correndo na estação de trem )

- Senhor de aparência triste, mãos trêmulas e coração monstruoso de bondade. Velho que escondia o jogo de verdade do amor que o mundo teima em chamar de coincidência. Trapaceiro, tivesse ele dito-me antes que uma carta me esperava em minha casa e antes minha ansiedade viria e meus olhos poderiam voltar a esperar pelo amor que há em mim e que Anabelle levou consigo sem mais explicações. Aí vem o trem, com ponto temporal que traz um ponto pequeno de felicidade sonhada que será um mundo de vida quando puder vê-la.

( o trem para, Anabelle desce correndo e abraça o jovem )

- Meu coração quase parou durante todo este tempo que longe de ti estive. Meu sorriso é pequeno e meus olhos são detalhes ínfimos perto da magnitude da felicidade que sinto por poder abraçar-te, amor de meu coração e vida.

- Preciso de ti e todos esses dias lutei contra meu pai e todos seus vigias para conseguir enviar-te a carta e encontrar-te aqui.

( aparecem dois homens armados )

- Deixe a moça em paz, jovem imbecil. Teus olhos serão arrancados por minhas mãos se não a largares.

- Meu amor está comigo e não há homem nesse mundo capaz de separar-me dele. Ela me ama e eu lhe dei meu coração. Voltem para suas casas e vão em busca de um amor para si.

- Afaste-se, Anabelle. Teu pai nos deu ordem expressa de atirar nesse jovem sem vergonha se o encontrasse em tua presença.

- Digam a meu pai que irei com ele se ele se for.

- Vamos Anabelle, volte conosco e poupe o piso dessa estação do sangue sujo deste jovem.

- Nunca.

(um dos homens agarra Anabelle enquanto o outro aponta a arma na direção do jovem )

- Me prometas que nunca mais buscará estar na presença de Anabelle e pouparei tua existência de tamanha vergonha por morte em uma mísera estação de trem.

- Jamais desistirei daquela que é a dona de meu coração.

- Então adeus.

( atira no jovem que ainda consegue balbuciar algumas palavras )

- Pelo céu e pela terra, meu coração é teu, Anabelle.

( morre )

- Existe justiça em uma vida onde tenho o teu coração mas não podes ter o meu? Que justiça há em uma metade de amor que deixa de existir passando a ser brilho de estrela no céu azul de tristeza, agora e para o resto da vida, não só perceptível como radical. Meu coração dói, meu corpo dói. Sem tua presença, não serei nada.

( morre )

- Idiota ele por morrer por ela e ela por morrer por ele. Vivo só e jamais morreria por um amor que não fosse o que tenho por minha vida. Egoísta eu? Que um trovão desça dos céus sobre minha cabeça se estiver errado.

(um trovão desce dos céus e o homem é atingido,morrendo)

( todos os figurantes e o outro homem saem )


Cena III
( Michelle está trabalhando e o rapaz imundo chega correndo em sua direção )

- Não procures entender o que faço e só posso dizer-te que todo esse tempo em que tentas te aproximar foste afastada por meus pensamentos e presa distante de mim por minhas palavras pois minhas mágoas afogavam meu nariz e minha respiração terminava sem que pudesse dar a ti e a meu coração uma chance de amor. Perdoa minhas falhas e faça do amor que sei que tens por mim uma nova chance a meu despeçado coração que por ti haverá de bater.

- Nunca tive coragem de te dizer por não saber como ou porquê mas teu coração sempre bateu por mim e tua mágoa hoje deixará de existir.

- Não entendo o que queres me dizer com tão estranhas e incoerentes palavras.

- Esperas por alguém que somente vias em sua casa e que viste pela última vez na única vez em que o Sol pode tocar seu rosto e fazer de teus olhos porta de uma lembrança que nunca teve fim até hoje. Podes fazer de tuas lembranças um presente ainda melhor do que o sentimento de conforto que elas lhe traziam.

- Pela minha vida, não compreendo o que me dizes.

- Era eu que amavas. Sou eu quem tu amas. Tenho teu amor comigo e ainda deixei meu amor contigo, mesmo que com pequenas e curtas lembranças que o tempo tentou mas não conseguiu apagar.

( ele se ajoelha )

- Por que sumiste? Por que nunca me trouxe de volta à vida com a esperança de um dia rever-te? Tanto tempo te esperando e agora que pela primeira vez direciono meus olhos aos teus, vejo que és não só quem amei mas sim quem amo. A estranheza da explicação disso tudo deve ter chegado ao conhecimento daquele velho senhor que tinha todas a resposta absoluta sobre o amor e a vida. Não importa, não preciso de conhecimento quando meu coração volta a bater após anos e toda a sujeira de meu rosto e a indecência dos cortes de minha veste passa a não existir por sentir estar no céu, deitado em uma nuvem olhando para a obra mais perfeita que o Senhor dos Anjos criou.

- Minhas lágrimas podem correr agora que tenho certeza que viveste paralelamente ao tempo que desgasta e faz sumir. Eu só quero que saibas que estive longe tanto tempo e voltei irreconhecível pois...

( o jovem se levanta )

- Tua lembrança fez com que o tempo não existisse. Minha espera só foi possível porque o meu amor por ti é verdade, é dádiva, é absurdo para minha mente humana. Não quero que me expliques, não preciso de palavras quando tenho teu rosto frente meus olhos.

- Prometi aos céus e a meu coração que meus sonhos me fariam voar. Meu sonho é tua presença próxima a mim, teu amor em meu coração. Sonho e posso sim, voar.

( o rapaz segura a mão de Michelle, a beija e depois volta-se ao público )

- Há dramas incríveis e amores impossíveis. Há fé e descrença. Há vida e morte. As escolhas nos são dadas dia-pós-dia e a cada hora aceitamos e renunciamos coisas, caminhos, futuros. A cada um é dada a oportunidade de construir o futuro. A cada um é dado um amor e a busca por ele, sendo verdadeira e sincera, faz de uma vida aparentemente sem sentido uma vida cheia de vivacidade. Do banal de cada dia que vossos olhos enxergam, só o amor que é de verdade prevalece e supera tempo, distância, mágoas e, sabem os anjos se o que digo é verdade ou não, existência física. Obrigado por vossa atenção.

( olha nos olhos de Michelle, beija-a novamente.)

( as cortinas se fecham)

Fim.


*dentre mortes, dois sorrisos. Dentre eles, amor. Dentre o amor, a realidade. Dentre ela e o sonho, a verdade. Que grande loucura!

Nenhum comentário: