domingo, 17 de abril de 2011

As nuvens vão abrindo espaço e a lua vai aparecendo


Sinto que Deus tem tentado com grande intensidade facilitar a melhora de defeitos meus. A paciência e o consequente dom da espera, a atenção às palavras ouvidas e aos sentimentos demonstrados e o amor ao próximo. Não uma ou duas, mas em mais de uma dezena de situação, todas bem específicas e de fácil lembrança, esses e outros defeitos e limitações foram colocados à prova frente à pessoas que não tinham, e continuam não tendo, a mínima ideia de quem sou.

Um artista incompreendido, estrangeiro, vivendo em um albergue e pedindo pouco ou nada. Conversei por meia hora com alguém que não conhecia, que não cheirava bem, que não era bem vestido e tudo isso na frente de um mercado muito movimentado, onde pessoas dispendiam grandes quantias com ovos de chocolate. O assunto variou da arte, da falta de interesse do povo brasileiro nela, da má educação de um povo que sequer olha para uma pessoa que pede atenção, da fé em um Deus que lhe deu, e continua dando, apenas o necessário para que consiga viver. Ou sobreviver, se visto de longe.

Então a questão das palavras é essa. Conversando com alguém que carregava uma cruz no peito, e muitas cruzes na vida, é que pude entender a frase que tanto me fortaleceu nos dias de fraqueza e me fez voltar ao devido lugar nos dias de soberba. Além disso, por ter deixado meu tempo correr olhando um jornal sujo e um papel amassado com aquele homem, consegui superar um pouco mais minhas limitações individualistas e, ao olhar diretamente nos seus olhos enquanto falava, ver que havia muito mais sentimento do que aquele sotaque espanhol poderia expressar. Nas suas palavras, muito mais simples e sinceras do que a de um homem de sucesso(?), recebi um grande exemplo também de conhecimento de vida, de humanidade, de amor. Me senti pequeno perto dele. Perto de toda sua fé, de todo aquele amor pela arte e por Cristo. Perto de toda aquela simplicidade.

Hoje, representando o Mestre em uma apresentação, tudo o que ouvi daquele homem, ontem, veio à mente. Me fortaleci e me senti ainda mais capacitado para estar onde estava. E agora estou duplamente grato por esses dois momentos, por essas duas bênçãos. Por mais que ainda me sinta muito incapaz, e limitado, sei que esperando e aceitando oportunidades assim, conseguirei chegar onde preciso e serei capaz de lutar com todas as forças pelos meus sonhos.

Sendo esses possíveis ou não.

*não gosto de títulos.

Nenhum comentário: