segunda-feira, 22 de março de 2010

Sem frase alguma por uma vírgula. Ou nem isso


Cada vez mais as pessoas me mostram grandes contradições. Querem algo mas não fazem esforço para consegui-lo. Sonham com algo mas não tiram a mão do queixo nem quando ela fica dormente. Não dão risada com medo de serem chamados de bobos alegres.

E assim para-se no tempo. Contradiz-se a vontade pela falta dela. Estranho. Engraçado. À beira de coisa pior. Pois criticam tudo e todos mas, quando recebem uma vírgula de comentário, que não precisa ser algo além de um simples comentário, largam tudo, vontades, pretensões, intensões, mudam caminhos, rotas e sentem-se incapazes de realizar muita coisa, se não tudo, a maioria do que queriam.

Uma coisa é depender de algo para prosseguir. A outra é fazer-se dependente de algo para prosseguir. E fazer-se dependente é fazer-se fraco, mostrar-se inepto ante um simples fio branco no meio de um cabelo black-power bem preto. É um nada que vira o mundo inteiro, com poder de decisão superior à própria pessoa. Se algo externo tem maior poder de decisão que o próprio vivente, não há sentido em continuar, certo? É mais fácil começar a andar sobre quatro patas, comer ossos e... pensando bem, um cachorro tem um nível bom de decisão. Ele decide o que quer fazer, quando pode fazê-lo.

E há algum momento em que eu não posso decidir sobre a minha própria vida? Eu não sou escravo, não tenho dono algum, não há contrato que me obrigue a fazer o que eu não quero fazer.(sem piadas sobre trabalho, por favor).

É tão simples. É só continuar. Mas alguém disse que você leu mal e você não lê mais. Alguém fez alguma coisa errada no grupo então você não participa mais dele porque há um mau exemplo. Alguém erra e o mundo é o culpado, vai atrás de um mundo onde as pessoas não erram. 

Gosto de utopias, acho a impossibilidade delas um tanto quanto fascinante, mas essas utopias, de achar que você nunca vai receber uma crítica, uma sugestão, um comentário que vai contra o que você pensa ou mesmo alguém fazer algo que você julga ser errado, essas e tantas outras utopias são patéticas. Porque não existe possibilidade nesse caso, isso é busca por perfeição, em situações ou pessoas. Busca inútil por perfeição inexistente.

Deixam de lado caminhos corretos para seguir outros, muito diferentes, apenas porque alguém disse algo. Porque alguém deu um mau exemplo. Os elogios e os bons exemplos logo são esquecidos, são preteridos pelo ruim, que talvez nem tenha sido tão ruim. Ou nem precisam de alguém. Julgam-se incapazes, distantes demais de sonhos, vontades e desejos. E pela distância, pela dificuldade, ao invés de motivação, deixam-se levar pelo medo, o receio, a preguiça e provam assim, atando suas mãos para a sua própria vida, que não queriam aquilo de verdade. Da boca para fora, assim como políticos mentirosos.

Chega de olhar a escuridão. Quem sabe você abre os olhos e vai ver que uma luz fantástica brilha e ilumina teu caminho. Chega de lamúria e de lamento. O caminho é teu, ninguém tem o poder de mudar ele. As influências você escolhe, mas para onde você vai é escolha própria, a não ser que você seja um grande... vai qualquer termo... um grande banana. É irritante quando alguém pode mas hesita seguir em frente pelos mais diversos, e bobos, motivos.

Você não escreve o texto porque disseram que você usa muitas vírgulas. Você não canta porque alguém disse que outra pessoa canta melhor. Você não sai de casa porque disseram que você se vestiu mal no sábado. Você olha para o espelho e acha que seus dentes não estão tão brancos quanto os das suas amigas, então decide ficar em casa comendo pipoca e alisando os pêlos do gato. Você acha que todos estão errados e ainda assim deixa de lado o que você acha que é certo, ou diz achar certo, de verdade. E ainda julgam-se corretas, colocando mágoas e decepções passadas, dores, lágrimas e sofrimentos de tempos atrás como boas razões. E sofrem ainda mais, maltratando seus corações, seus bons sentimentos.

É engraçado, é estranho, mas é triste e decepcionante ver tantas pessoas com potencial de liderar, continuando bonitas e corretas histórias, deixando isso de lado por acharem que é difícil, por deixarem-se ir ao chão pelos tantos motivos ruins que existem. Pessoas que poderiam construir histórias grandiosas, mas que não conseguem sequer escrever a sua própria história, pois vivem com medo. Do mundo, das pessoas, da dificuldade.

Medo do que dizem, do que fazem, do que podem dizer e fazer. Medo de perdoar, de amar, de sonhar. Medo de lutar por esses amores e sonhos. Medo de fazer o diferente, o certo.

Essas pessoas têm medo de viver. Medo de si mesmas.

E isso é muito, muito triste.


*sem comentários do tipo 'a gente tem que fazer o que quer fazer' ou 'não dá pra dar bola para que os outros falam, cada um tem que viver a sua vida' ou 'as pessoas são diferentes' ou 'a gente tem que ir atrás dos nossos sonhos' ou algo motivacional do tipo 'tem que pensar positivo e achar que vai dar certo'. Sério, não quero comentários que qualquer pessoa poderia fazer, a intenção do texto não é trazer à tona essa rotina besta de frases feitas que para mim são tão patéticas quanto coisas citadas no texto

5 comentários:

Unknown disse...

por que será que eu sinto que de certa forma esse texto me serviu de chapéu? talvez meu último comentário, ou o meu texto escrito no blog, ou talvez até por que era necessário eu ler essas palavras..
o que eu sei, é que agora eu to com um sorriso no rosto..talvez vergonha ou contradições mesmo por ter falado algumas merdas no outro comentário afirmando que sonhos não podem ser vividos por que acabamos por depositar eles nas mãos de outras pessoas e enfim, outras citações.
Achei muito, mas muito interessante esse texto seu vini..indiferente do que você ouviu, leu para escrever ele..
acho que você está certo sobre tudo...na verdade cada letra, cada frase, cada vírgula perfeitamente escritas em um assunto e uma tese que realmente chamaram a minha atenção.. na próxima vez que eu estiver brava ou irritada, evitarei descontar a raiva em palavras passageiras, aquilo tudo que sai fora do que eu acredito..
um belo, mas um belo tapa na cara levei lendo isso, sendo ou não intencional eu adorei
=D

Dificilmente um texto cai como uma luva na nossa cabeça ou no momento que estamos vivendo.. São problemas, pensamentos, frustrações..isso não importa. Essas palavras realmente me fizeram acordar e ver que não é por que um pensamento ruim, que devemos arruinar anos de aprendizado, felicidade e sonhos..

realmente vini
mas realmente mesmo..esse texto, acabou de subir nos meus favoritos de todos que já li no seu blog

seja o que for pra vc ter conseguido isso..espero que continue escrevendo assim sempre!

parabéns

ps. mas um belo, um belo tapa na cara
=D

Érica Ferro disse...

Só digo uma coisa: esse texto foi um belo tapa na minha cara. Não que essa tenha sido a tua intenção, porque seria muita pretensão minha achar que escreveste isso pra mim.
Mas eu sou medrosa, eu me privo de viver por medo das consequências, eu vivo fugindo da vida porque viver tanto pode ser uma delícia como pode ser uma amargura.
É, eu sou covarde, eu me acovardo diantes dos meus sonhos, dos meus amores. Eu tenho medo de correr atrás deles, cair e rasgar os joelhos. Eu sei, é imbecilidade minha temer o fracasso. É necessário arriscar. Aquele ditado 'quem não arrisca, não pestica' é verdadeiro. Eu sei que é...

Só sei que eu tenho lutado contra mim mesmo para, assim, lutar por mim.

Obrigada, viu?
Seu texto me fez muito bem.

Taw disse...

ahauahahuahauahu

rsrs

mas é sério!!! rsrs

Tu é demais, véio! Sou teu fã! Já te disse isso, né!

Vem "falando" sério o texto todo, e no "obs" lança a piada! rsrs

tá... rsrs não foi piada!

ô.ô

Hum... meio complicado isso... até os líderes já de anos precisam aprender a liderar... quanto mais os inexperientes...

Poder sem conhecimento que possa suportá-lo é digno de medo, na minha opinião...

Rebeca Postigo disse...

Uau!!!
Parece que minhas teorias foram mescladas com uma tonelada de verdades...
Lendo seu texto me lembrei da época em que me escondia atrás de motivos bestas e patéticos, apenas memórias de um passado turbulento e já não mais vivido...
Agora olho pra trás e vejo o qual boba fui por não me esforçar em viver...
Mas não me arrependo, foram momentos perdidos que me levaram a ser quem sou hoje...
Gosto muito de ler tuas teorias...
Principalmente por causa da tua sinceridade, acredito que esse texto tem uma grande dose dela...

Bjs

Camila disse...

Céus...e eu que já deixei de sair de casa porque meu cabelo estava ruim?! :S