quarta-feira, 10 de março de 2010

Apenas história? Que história?


Alguém algum dia disse que a história é escrita pelos vencedores. Ganhadores de guerras, conflitos, pessoas que assumiram o controle, o poder em algum momento da história que, cedo ou tarde, passou a ser importante por um motivo qualquer. Tanto que antigos imperadores, ditadores, enfim, vencedores de guerras, conflitos e afins, mandavam matar as pessoas mais cultas, inteligentes, para evitar que uma outra versão da guerra(muitas vezes injusta e desnecessária) ficasse conhecida pelas gerações futuras, unificando a verdade.

E quando não há guerras ou aparentes importantes momentos, quem escreve a história? O que é a história?

*Sem delongas ou utopias. Sem belas palavras, interessantes conceitos, contundentes opiniões.Cada um escreve a sua história e todos sabemos disso, mas nem todos tem capacidade de escrever a história. Quem escreve, talvez algum dia consiga. Ou já o esteja fazendo.

4 comentários:

Rebeca Postigo disse...

Conceitos bem interessantes...

Bjs

Gabriel Bedin Slevinski disse...

"..A história é um carro alegre, cheia de um povo contente, que atropela indiferente todo aquele que a negue.."
Belo Blog..

Taw disse...

Ah... véio... veja só hoje! Não conseguimos escrever com verdade o que acontece hoje!!! Como poderíamos fazê-lo com coisas já passadas???

Para mim, toda a "verdade" histórica que me contam têm o mesmo valor das histórias contadas pelo meu primo de 12 anos...

hehehe

xD

hum... prefiro observar eu mesmo o hoje, definir eu mesmo, para mim, o que e até que ponto algo pode ser considerado... é meio egoísta... mas ainda ninguém conseguiu me provar que é menos verdadeiro, do que se acreditasse no que nunca vou saber empiricamente se realmente aconteceu exatamente e estritamente da forma como definiram como história factual e verídica.

é como eu penso.

Unknown disse...

contadores, escritores, criadores..todos procuram registrar a história de algum modo..
acho que todas as pessoas são capazes disso..não importa serem conhecidas ou não..vencedoras ou perdedoras..
o que as faz ser capazes é a vontade de fazer a diferença
=)

interessante
sem mais!