quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A cada dia um recomeço(7) - Quando você percebe que aprendeu por um ano em uma noite


Incrível como as mais diferentes coisas possíveis de aprendizado aparecem volta e meia nas nossas vidas. Incrível mesmo. Eu não buscava aprender e definir nada ontem. Era só uma conversa. Apenas mais uma discussão. Apenas palavras. Com raiva, mágoa, enfim, palavras. Mas aprendi tanta coisa nessa conversa raivosa e magoada, sobre o passado, que você não faz ideia.

E a grande prova de que aprendi é que provei, para mim mesmo antes de qualquer coisa, que eu não guardo mágoas. Que eu não fico remoendo tristezas passadas, dores passadas. Que eu não fico colocando as cabeçadas que dei na parede(literalmente) como coisas a serem cobradas algum dia. Algum dia como ontem à noite.

Eu só não sabia que era tão fácil.

Um dia um amigo escreveu uma pergunta e eu resolvi respondê-la. Era algo como 'por que a escuridão é sempre mais fácil de ser vista do que a luz?'. Eu respondi. E hoje a minha resposta, cujas exatas palavras a minha mente de maluco não deixa lembrar, faz muito mais sentido.

Eu sei, pois apesar de tudo também sou humano, que é muito mais fácil ver a escuridão. Ver os erros. As lágrimas. A dor. Relembrar tudo isso ao invés de priorizar e dar valor real aos bons momentos, aos sorrisos, abraços, tudo aquilo que foi bonito mesmo. Eu sei que a escuridão é a primeira coisa a surgir na mente. Eu sei.

Só que também sei que é mais cômodo ficar pensando no preto do que no branco. No escuro do que no claro. Na dor do que na alegria. É mais cômodo porque isso te dá o direito de reclamar, da vida, de Deus, do mundo, das outras pessoas. Da outra pessoa.

Eu me livrei disso. Definitivamente ontem, livrei-me disso. De mágoas, de dor, das lembranças ruins, das lágrimas, do vazio, da agonia. Livrei-me de todas essas lembranças porque isso não me afeta mais. Porque nenhum sentimento ruim é despertado quando lembro disso. Porque tudo o que me fez bem vem antes. Porque o que me fez bem é o que realmente importa. É esse o passado que eu preciso, e quero, lembrar.

Não posso fazer com que alguém se livre disso. Com que alguém passe a dar valor ao pingo de luz no meio da escuridão, mesmo que ele seja só um pingo. Pingo de luz que só os corajosos, aqueles que sentem sinceramente, conseguem reunir forças para ver, para sentir, para transformar toda a escuridão em luz à partir daquele mísero pingo.

Eu sei que é possível. Porque eu recomecei, mais uma vez, uma parte da minha história. Alguém que já não guardava mágoas consegue sorrir espontaneamente, mesmo em meio às mágoas, às dores, às lembranças de um passado que deve ficar apenas no passado.

Porque, se as más lembranças continuarem sendo prioridade, as boas lembranças devem ser esquecidas, de vez.

Se não há vontade em mudança, em crescimento, em percepção de que nada, nem ninguém, é perfeito, não há motivo para lembrar das coisas boas, daquilo que realmente foi vida.

Sinto-me melhor. Livre de mágoas, de uma vez por todas. Embora o sorriso não seja completo, a minha parte eu fiz, definitivamente. Por amor. E rezo para que as mágoas relacionadas a mim também sejam esquecidas, para que não exista a necessidade de apagar tudo o que de bom aconteceu.

Eu ainda vou enfrentar problemas, vou sofrer, vou chorar demais para ficar relembrando dores, lágrimas, mágoas passadas.

5 comentários:

Érica Ferro disse...

Te aplaudo pelo texto sábio.

Eu queria, de fato, ver o branco muito mais do que vejo o preto, mas o comodismo não me deixa. E talvez muitas outras também não deixam...
Espero um dia me livrar de tudo o que pesa negativamente no meu passado.

Um abraço, Manfio.

Rebeca Postigo disse...

Minha mãe sempre diz que enxergamos apenas o ponto preto em uma parede branca...
Tenho aprendido tanto nessa minha jornada...
Sei que não sou perfeita...
Mas estou tentando aprender a viver...
Admiro tua coragem...
Amei o que tu escreveste...

Bjs

Cássio disse...

A cada dia nos temos a chance de mudarmos, de recomeçarmos, de tomar decisões que talvez antes não tivessemos a chance de fazê-las ou talvez a tivemos, embora, por algum motivo prefirimos continuar sem fazer tal mudança!
No entando, não há nada melhor do que a mudança, acredite!Talvez choque as pessoas ao seu redor,
mas não existe nada melhor.Mesmo achando que você não está mudando, vc está, nem que seja ao minimo!Como já dizia Heráclito: "você não entra no mesmo rio duas vezes..."
Já estou seguindo!
abraços

Jééh disse...

é questão é que precisamos da escuridão para um bom equilíbrio, também ficamos algum tempo cegos quando tudo é só luz ^^

Unknown disse...

eu me pergunto vini o por que ****** tu não começa a escrever um livro..
" aqui as palavras realmente são impressionantes "

=)