sexta-feira, 29 de maio de 2009

Mas que droga, literalmente

A cidade onde moro, Frederico Westphalen está certamente entre as cidades que mais consomem crack, por habitante, no Rio Grande do Sul, ficando à frente de grandes cidades, onde o problema deveria ser maior.

É ridículo isso. Como foi ridículo quando Vicente Dutra, cidade vizinha e o típico cu do fim do mundo, com seus 3 ou 4 mil habitantes figurou com a cidade mais violenta, quando em um ano umas 10 ou 12 pessoas foram assassinadas. Claro, essas médias são bem estranhas, mas o fato não deixa de ser fato por serem "apenas" 10 os assassinados como são apenas uns 350 que devem ser consumidores visíveis de crack por aqui.

Ridículo também é o tratamento que o crack ganha. Talvez seja a pior das drogas, porque vicie mais rápido e porque não dá prazer algum segundo pessoas do ramo das drogas, mas não é nem mais nem menos do que nenhuma outra droga como a cocaína e o álcool.

Ridículo também é ouvir que a sociedade moralista tem culpa nisso. Que o usuário não é culpado mas sim inocente. Ridículo. Usa drogas quem quer. Quem quer se ferrar, quem quer ser idiota, quem quer ser igual, entrar na moda. Afinal, o uso de drogas sempre foi incentivado na sociedade. Mulheres gostosas ou mesmo o cara que fumava em verdes campos. A maconha sempre é tratada em filmes como algo que só te deixa meio alto. A cocaína te deixa doidão. E por aí vai.

Ridículo ouvir que o ambiente provoca isso. Eu e tantos outros que perto de mim convivem, vivemos nessa cidade. Convivemos com ofertas de drogas, talvez não tão diretamente quanto outros, mas mesmo assim, entretanto não usamos nada. "A camada pobre da sociedade, os marginalizados". Bobagem. Tudo bobagem. Quem mais usa é playboizinho de merda que quer se interar com os já drogados. Quem trafica mais não é bandido de cadeia. Quem trafica mais é quem tem dinheiro pra financiar isso. Gente rica que depois sempre quer moralizar com palavras e com iniciativas que, se dependerem de si, jamais sairão da teoria.

Estúpidos são aqueles que jogam a culpa na Igreja ou nas escolas. Em Deus ou mesmo no analfabeto, incompetente, ladrão e mau caráter do presidente da república de nada chamada Brasil.

E o que fazer?

Dizer que ter consciência é a solução não adianta. Porque nem todos a tem. Nem todos a terão algum dia. Grades, cercas, carros blindados? Um dia a realidade aparece e acaba sendo refúgio de gente que por tanto tempo vive isolada e literalmente à margem da sociedade, de uma maneira rica e luxuosa.

Estou certo de que campanhas nada mudarão. Panfletos, palestras e frases feitas no rádio não vão mudar nada. Só se compra porque há a disposição? Não. Só há alguma coisa a disposição se há gente estúpida para comprar ou gente corrupta e sem caráter para financiar o tráfico e a venda.

Parem com campanhas e palavras moralistas. Dizer "não use drogas", "não use crack" não vai adiantar. Enquanto a gurizada sonhar com o copo de cerveja do pai, com o cigarro do tio ou com aquela poeira que o amigo do irmão do colega cheira, nada vai mudar. Acabar com o tráfico é impossível? Não sei. Mas acho que não.

Mas pra acabar com o tráfico é preciso prender, não só os traficantes mas sim quem realmente lucra com isso. E para isso é preciso acabar com a corrupção de policiais. E para isso é preciso acabar com a corrupção a nível superior, ou seja, nos governos. E para acabar com isso?

Acabar com a corrupção no nosso dia-a-dia seria uma boa. Mas demoraria muito para mudar.

Enquanto não surge uma outra alternativa, me apego a essa como solução para o problema dessas drogas.

6 comentários:

Cammy S. disse...

Drogas,destroí tudo por onde passa!

SiL disse...

realmente não é campanha q vai mudar isso..
cada um faz o que quiser!! e n usar drogas depende de vc mesmo..

Anônimo disse...

Triste saber disso. Mas acho que o pior é mesmo a sociedade acomodada, que fica passiva diante de um problema desses.

beijos

Unknown disse...

Meu, a única coisa que eu tenho pra dizer é que eu odeio drogas. Meu ex professor de matemática morreu por causa delas.

...Guga... disse...

Realmente perturbador, mais acho que vc se equivoca num ponto. Crack naum é droga de playboy não. Esses gastam a grana do papai com Ecstasys e e LSDs nas trances e cocaina e maconha para "se enturmar". Crack é droga de periferia sim, vicia rapido demais e é mto barata, o q inicia uma cadeia de pequenos furtos que sempre acaba com a morte ou prisão do viciado.. mto triste.

Particularmente vejo a situação com outros olhos. Penso que as drogas deveriam ser Legalizadas (o que se difere de liberadas, veja bem) fazendo com que seja licito estudar e divulgar os maleficios das mesmas elaborando um plano que semelhante ao do tabaco, que efetrivamente da certo. da pra fala um bocado mais nem vo fika t alugando..

Otimo post.. me fez pensar bastante.

Unknown disse...

Adorei seu Blog e já estou seguindo!