sábado, 2 de maio de 2009

Frase do dia(com um "Reflexões de um maluco" embutido)

Engenheiros do Hawaii - Simples de coração

Dessa vez não foi meu vô quem disse, mas sim eu mesmo. E tive que parar de jantar naquele momento pois essa é a frase mais inteligente que eu disse nos últimos... sei lá, 18 dos 17 anos da minha existência nem sempre vivida neste mundo.

(Pois é...) Devemos aprender a buscar nas pessoas
não o que queremos,
mas sim o que elas podem oferecer.
Não é só questão de aprender a aceitar
o que nos é oferecido,
mas também de entender que nós
jamais
seremos tudo o que as outras pessoas
esperam que sejamos.


Dito isso, minha cabeça, dos neurônios aos dormentes fios de cabelo, mexeu-se como se ao invés de uma frase eu tivesse proferido as palavras que salvariam a humanidade de toda essa hipocrisia superficial e materialista que a maioria acaba aderindo por achar o mais fácil. Mas isso não vem ao caso agora.

E o contexto dessa frase foi uma conversa bem simples sobre as vidas, vividas ou não, daqueles dois seres humanos, um deles sendo eu, que estavam sentados naquelas cadeiras não muito confortáveis, à espera de uma bebida doce e gaseificada, que muitos chamam de refrigerante.

Pensando na frase, que é quase um parágrafo, agora pra valer, acho que não considero isso , talvez, a coisa mais inteligente que disse em minha vida. Até porque a minha memória não ajuda. Mas enfim.

São tantos e tantas que passam horas, dias, meses e até anos repetindo um erro que, talvez, todas as gerações cerebradas e realmente viventes que já pisaram no planeta, cometeram. O erro de procurar nos outros aquilo que não se tem. Aquilo que se precisa. Aquilo que lhe faz falta. E em vez de apenas fazer como o Chaves, que dizia que "cada um pensa naquilo que lhe faz falta", esses tantos e tantas perdiam-se e tornavam-se meras marionetes de seus desejos oriundos de uma ausência de auto-estima(com hífen?) e até de personalidade.

Difícil julgar quem não se conhece. Imprudente julgar quem se conhece. Ausente é o julgamento próprio. A tal da autorreflexão(?) não deve servir como uma limitadora de objetivos, desejos e nem como objeto de uma transformação que leva muitos ao caminho das drogas, tipo Nx0 e Fresno.

A não aceitação do eu leva a uma consequente não aceitação de qualquer outra pessoa. Porque o que falta para mim certamente faltará para a maioria das outras pessoas. E eu não conseguirei nunca enxergar que não são só os outros que não possuem tal característica, que eu também não a possuo.

Isso ficou profundo demais para mim.

Paro por hoje.

7 comentários:

Flávia Batista disse...

d vez em quando a gente fala umas coisas profundas né?!
na faculdade, tinham uns amigos meus, que toda vez que alguem "proferia" palavras sábias (kkkkkkkkk) eles diziam: "Chico Xavier"!
ahsuahsuahsuhaushaushuahsuahs
era muito engraçado...
muito legal o post!
bjs

Dayany disse...

hehe ela nem e muito famosa não.
mas o que eu postei foi meio uma ironia... detalhe.

Anônimo disse...

de repente se entende tudo que questionavamos, e mais do que isso percebemos que tudo não passa de nosso propria aceitação.

é que a maioria dos problemas são como filhos. crianças criadas sob nossos cuidados. os conflitos não ultrapassam o 'eu'. tão aqui, aí ..

HaubertPonssoni disse...

cara que legal, nao sabia que você escrevia tão bem, e nem sabia que isso aqui exsitia, mas eu gostei muito mesmo do que você escreveu, lendo isso me fez em pensar em tantas coisas que acontecem, e que se todos pensarem dessa fora haveria uma solução para o caus exterios ;) (hihi)


bom enfim... gostei muito, vo começa a vir mais aqui.
concorto plenamente que Nx0 e fresno são drogas...

DTA

Unknown disse...

eu tbém não sabia que vc escrevia tão bem Vini!!
e eu gostei muito desse blog e
achei muito interessante a frase do dia, tanto que botei no meu perfil.
beeijo

Marília Gehrke disse...

É, já diziam: "goste de você mesmo pra poder gostar dos outros".
Que bom que tu percebeu isso e criou uma 'filosofia' muito profunda em cima dessa afirmação.
Beeijos!

Unknown disse...

Primeiro a pessoa tem que se amar, para depois pensar nos outros. Se aceitar é o primeiro passo, é fundamental. Gostei do texto.