domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pedaços de um pensamento (7)


Depois de muito tempo aprendi que listagem e ordenação são valiosas apenas para a matemática e algumas outras coisas não muito importantes nessa história de vida vivida. Sequer as listas de músicas favoritas são significativas. O momento muda, o gosto aprimora-se, novas experiências são acrescentadas e lembranças são ratificadas ou esquecidas e as músicas favoritas mudam. Não há dia inesquecível. Não há momento inesquecível. Não pela eterna lembrança que parte do passado e atravessa a eternidade, sim por não haver somente um dia, um momento, uma lembrança e uma pessoa inesquecível. Tentar colocar em ordem as pessoas mais importantes da sua vida também não faz muito sentido pois pessoas novas surgem, desbancam as antigas donas das primeiras posições e... um dia também saem lá do topo, ou lá de baixo. A organização, nesse caso, não é muito válida pois é momentânea, passageira, torna-se motivo de risos ou lamentações, dependendo do que trazem consigo, em um futuro que nem sempre é distante. Novas promessas geram quebras e colocar um momento ou uma pessoa como os mais importantes, significativos ou, sei lá, engraçados, também são quebras que geram não só dúvidas e arrependimentos como também risos e a certeza de que felizmente as coisas mudam. Passageira é a vida assim como passageiros são as pessoas e os momentos nessa vida. Querer lembrar da primeira vez em que você viu seu amigo agindo desprendidamente e demonstrando felicidade espontânea é um momento incrível de felicidade inesquecível, apenas pelo fato de vê-lo sentindo-se tão bem, porém, haverão momentos melhores e piores, sem dúvida. 

Pode ser que o segredo do inesquecível seja justamente essa momentaneidade. O que é repetitivo cansa. O que é relembrado sempre passa a ser banal. É costume não dar o valor às pessoas que vemos ou com quem conversamos todos os dias da mesma maneira que valorizamos pessoas que aparecem em momentos esporádicos, de alegria ou tristeza. Perseverar na certeza que se tem faz algum momento, alguma lembrança, uma música e, mais importante, uma pessoa ser inesquecível. Certeza não é algo que se tem de um dia para a noite, de uma madrugada tardia para um nascer do sol. As pessoas são diferentes e não acredito que alguém tenha certezas da mesma maneira que eu. Sou simplista em lembranças e muitas vezes deixo passar despercebidos hoje detalhes que amanhã lembrarei convicto de suas importâncias.

No meu pensamento, as minhas certezas trazem outras coisas consigo. Para música, uma lembrança. Para uma lembrança, um sorriso. Para um sorriso, um momento. Para um momento, uma pessoa. E para uma pessoa, uma música, uma lembrança, um sorriso, um momento e, talvez principalmente, a sensação de que o meu dia não teria sido tão bom se ela não fizesse parte dele, mesmo que minimamente.

Na eternidade do passado e do presente.


*e na certeza de que sem o Amor nem um dia seria significativo.

Um comentário:

Unknown disse...

adorei Vini