domingo, 23 de janeiro de 2011

Histórias do Bandiolo - Onde está a luz?


Havia algo errado. A luz era fraca, artificial. O Sol parecia morto e o céu era seu cemitério. O verde das árvores, a vivacidade dos animais, enfim, todas as formas de vida estavam agora vazias. O caos imaginado por doutores e cientistas parecia ter chegado. Estranho era ver que ninguém mais estava se importando, se é que do alto de seus egos arrogantes conseguiam perceber algo em torno de seu corpo cheio de enfeites, vazio de verdades. A sensação térmica era... estranha, nem calor nem frio. Não ventava porém as folhas das árvores e os papéis de bala das crianças no chão estavam sem movimentando sem auxílio externo. Quanta sujeira, quanta escuridão porcamente iluminada por luzes que aos poucos se apagavam. Como tudo ficou tão... sem graça, sem vida, sem sentido. Olhos humanos não conseguiam ver, mente não imaginava e coração não sentia... nada. Voltou para casa, fechou a porta. A campainha tocou, o telefone tocou. Não atendeu nem um nem outro. Ouviu gritos. Havia sim, vida. Que diferença fazia esse sinal de vida se não sentia calor, não conseguia imaginar nada à partir do que via, não havia nada especial naquele dia, que diferença fazia?

Voltou para o quarto e deitou-se. Daquele jeito, queria dormir pelo resto... de algum tempo, até que tudo voltasse ao normal. Talvez fosse apenas um pesadelo, ele estivesse ainda dormindo e a luz brilhava normalmente lá fora. Talvez fosse apenas um dia nublado. Talvez ainda fosse madrugada. Telefone, campainha, gritos, qualquer coisa. Quis dormir.

Fosse o que fosse, mesmo querendo, percebeu que há dias em que não há calor, luz, um sorriso ou um céu azul com nuvens brancas.  Dias em que tudo parece descolorir, perder a veracidade, a essência. Felizmente a luz volta a brilhar em algum momento, o céu volta a ser azul, as árvores ganham cor e os animais, humanos ou não, voltam à vivacidade.

No pesadelo, no sonho, no céu nublado ou na madrugada.

4 comentários:

Luana S. Santos disse...

Tem dias que são assim, nada tá bom, nada é bonito e a cama é o único lugar que queremos estar.

Bjs

Rebeca Postigo disse...

Existem momentos em que permanecemos longe do sol...
Experimentamos a falta de vida...
Mas...
O momento não dura muito...
Logo...
O sol volta a brilhar...
Belo texto!!!

Bjs

Auricio disse...

Tem dias que são assim mesmo, sem cor e completamente sem sentido. Dias que não queremos atender ao telefone ou quem nos chama em nossa porta... Mas felizmente, como a maioria das coisas, esses dias passam... E tudo fica bom de novo!


Abraço!

Lara Oliveira disse...

Tem vezes que acordamos sem cor, sem vida até me arrisco a dizer, apenas respirando. Sem achar graça em nada, sem nada fazer sentido, apenas ali, respirando por respirar.
Gostei do texto.
Beijos