segunda-feira, 15 de junho de 2009

Retratos de uma sociedade patética(6)


Todos odeiam falsiadade, hipocrisia, mentiras, arrogância, egocentrismo, egoísmo, dentre tantos outros defeitos. Todos odeiam tudo isso. Todos odeiam defeitos. Mas então onde estão os defeitos? Positivamente, todos são felizes porque têm apenas verdadeiros amigos. Porque são do jeito que são e são felizes assim. Felizes porque possuem admiradores e pessoas que os seguem.

Dizer que todos possuem todos os defeitos seria uma grande mentira. Assim como dizer que todos os que odeiam gente falsa são falsos. É mentira. Não existe matemática, lógica ou mesmo racionalidade que aceite ou prove isso. Assim mesmo como nada prova que alguém é seu amigo verdadeiro. A prova acontece pelo contrário, ou seja, aqueles que não são seus amigos provam que não são, mas os que são o são até provarem o contrário. Complexo não?

Então, onde estão os falsos? Onde estão os mentirosos? Onde estão os hipócritas? Aqueles que não possuem verdadeiros amigos, que não possuem pessoas que o admiram e tal. Onde estão essas pessoas? Se todo mundo é ou não é. Se diz assim ou não assim. Possuidor desses e não daqueles. Bom, todos são tudo e isso é a maior mentira.

Tendo em vista isso, pensando muito após uma reunião, tentei raciocinar e colocar em palavras o pensamento de muitos. "O certinho sempre se ...(vai lá, dá mal)".

Quem nunca ouviu, falou ou sequer pensou nisso?

Deixando de lado, por enquanto, a minha opinião, essa é uma daquelas afirmações cabíveis de muita discussão, pouca conclusão e certa incomodação(tá, parei).

A questão é que se há o certinho, o que faz o certo, o que não usa drogas, é educado, amigo, trabalhador, dedicado e outros bons adjetivos(com defeitos pequenos), há também aquele drogado, seja por crack, maconha ou álcool, que só faz merda, que briga que nem mulher por sapato novo, que fala palavrão o tempo inteiro, que é cercado de gente interesseira, seja no seu dinheiro, fama, reputação ou beleza(aí já entraria outra discussão, então deixa pra lá essa parte), enfim o erradinho.

Vemos por aí muita fama, sucesso em todas as áreas, dinheiro, festas, mulheres e muita música ruim, nas mãos, sobre a posse, real ou meramente ilusória, de gente que não sabe o que é o certo ou ignora isso para ter tudo o que tem, ao mesmo tempo ou separadamente.

E geralmente quem trabalha, se dedica, mas não é recompensado(e nem precisa ser financeiramente) da maneira devida, acaba pensando isso, porque injustiça é o sobrenome dessa nossa sociedade hipócrita e patética. Pensando e dizendo. E não há resposta ao ouvir isso. Dizer que Deus recompensará esse jeito correto de fazer as coisas, ganhar dinheiro, ter amigos e ser humano em si, é certo, mas não basta para alguém que pouco pensa na vida aqui apenas como uma fase.

É terrível saber de tanta gente de sucesso, com dinheiro e tudo o que mais de bom, ou "bom" pode haver, que só o conseguiu por meios ilícitos, derrubando e destruindo tantas pessoas, tantos sonhos, tantas vontades e tantos trabalhos, verdadeiramente merecedores de um reconhecimento, mesmo que verbal. É terrível aceitar que o errado passou a ser o certo. Porque se a maioria está certa, o certo é fazer o errado agora.

Não consigo aceitar isso. Cada um cite uma lista com problemas. Cada um tem as suas preferências para criticar, as hipocrisias para destruir e os sonhos para seguir. Cada um sabe o que quer. Mas eu não consigo aceitar a maioria como certo. Não consigo aceitar que o certo hoje é errado. Não consigo.

Perdi o meu sonho mas não perdi o meu espírito ainda. Tenho defeitos e erro, mas não me contradigo. O que digo ser errado não repito. Não aceito jamais como certo. E faço diferente para provar que é possível.

E aquele cansaço por remar contra a correnteza vem. Junto com o desgaste mental. A sensação de estar com as mãos amarradas. Sem reação.

Talvez a frase "o certinho sempre (se dá mal)" esteja certa. Para a maioria. E se é a maioria que vale então...

Entretanto, se eu quero que o meu mundo seja diferente do mundo da maioria, eu tenho que acreditar que fazer o certo é o certo, o melhor e a única maneira de viver. Se eu não acreditar nisso, se quem se julga "certinho" não fizer isso, estará entrando numa gigantesca contradição...

Sem sonho, mas com espírito e certeza de que o certo é o certo sim, e não o errado, como tantas vozes insistem em gritar e tantos corpos insistem em fazer.

Chega.

2 comentários:

Taw disse...

acredito que certo e errado só existe se houver um determinado padrão. Bem, no meu padrão, só DEUS é bom. E só conseguimos fazer o 'certo' pela misericórdia DELE e só por isso.

:-P

bom post. Como sempre.

Jessica Laviere disse...

Acredito que as pessoas inventaram essa frase'que certinho só se dá mal',para justificar fazer o errado.
Há muito tempo ás pessoas veem se dando bem da forma errada,e as pessoas que agiam corretamente e não progrediam como os intrasigentes,passaram a aderir essa expressão.
Acredito que sevc tem ética e acredita nela,vc dificilmente irá se corromper ou se interessar pelas coisas erradas,nada justifica.

Os valores se inverteram para muitas pessoas,mas para mim continuam os mesmos que meus pais me ensinaram,e que no futuro ensinarei aos meus filhos.

Bjos!