quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pedaços de um pensamento (49)

Há exceções, é claro, mas a história mostra que todo final de época, de era, de uma linha histórica é marcado por um fato pontual. As exceções são poucas e nem convém, aqui, citá-las. Pontualidades que determinaram, ou apenas deixaram claro, o fim de um tempo, de impérios, de domínios e formas de pensamento, são comuns em toda história humana. Clara ou obscuramente, tornam-se conhecidos ou são fruto de conclusões... blá blá blá.

O que motivou-me as palavras, agora, foi ter percebido o fim de um... tempo, com um fato pontual. Não que as coisas estivessem caminhado e, repentinamente, foram interrompidas. Longe disso aliás. Assim como a queda do Império Romano não ocorreu diretamente com os ataques dos comandados de Átila ou dos gauleses, nas minhas poucas páginas um fim ficou determinado... não sei bem quando pelo fato de só ter percebido hoje.

A internet, em sua essência, é aberta e livre para quem quiser... ver. E pode-se ver o que quiser - desde que não haja um firew... blá blá blá.

Eu não consigo, mesmo, continuar com isso. Hoje percebi que o que já estava morto foi cremado antes de ser enterrado e... por que ainda importo-me?

Ah sim, a história do sujeito nostálgico. Não é que esteja preso demais ao passado, é que... há coisas que o tempo não apaga, que a distância não... blá.

É como se parecesse estar tudo no stand-by da televisão. A qualquer hora poderia ser ligado novamente - apesar de o controle remoto e os botões na própria televisão não funcionarem há meses - porém... alguém cortou o fio que conecta na tomada e então...

Muito óbvio?

Quanta bobagem. A história continua no passado, aqueles que tentam apagá-la não são dignos de novas histórias. Sim, quem não está em paz com seu passado - e por isso tenta escondê-lo ou torná-lo desconhecido de todos - não é capaz de viver evolução no presente e conseguir solidez no futuro.

Blá blá blá.

Estaria decepcionado se não fosse algo de tempos, contínuo. Estou é tentando entender se há algum significado por trás...

... do final anunciado.

Não.

Nenhum comentário: