domingo, 22 de julho de 2012

Histórias do Bandiolo - Eu que não ri se não entendi

- Eu não entendi.

Essa frase derruba a pessoa que julga ser engraçada. Toda piada bem sucedida termina em riso. Seja ela boa ou ruim. De nada adianta o humor ser inteligente e ninguém entender, mesmo que seja a melhor piada do mundo. Bom, se ninguém riu, é a pior piada do mundo.

- Mas você nunca estudou no...

- Piadas que exigem raciocínio não me agradam.

- Mas nunca ouviu falar em partidos de esquerda e de direita? Os de direita são conservadores e os de esquerda são radicais, anti-governo...

- Sim, e daí?

- Daí que a piada é ótima porque o clima da nossa cidade é como um partido de esquerda porque ou é quente ou é frio, entendeu, é um clima radical...

- O que esportes radicais tem a ver com isso?

- Não falei de esportes, o clima é radical porque não existe meio termo, ou é muito quente ou muito frio.

- Mas na explicação anterior você não colocou o 'muito' antes de quente e frio, logo...

- Vocês são exigentes demais.

- Você está exigindo que nós gargalhemos com algo que só pode ser considerado com algum sentido engraçado quando...

- Blá blá blá.

- Isso, é uma bobagem.

- Mas foi engraçado.

- Para você.

- Se foi para mim, foi para alguém.

- Você contou a piada, sua opinião ou seu riso não contam a fim de julgamento da qualidade da piada.

- Por que?

- É como se eu dissesse que meu pé é o mais bonito dos que estão pisando o chão porque...

- O meu está em cima da cadeira.

Riram.

- Não, porque...

- O meu está sobre o meu joelho.

Riram.

- Vão me deixar falar?

- Não queremos deixar você falar.

- Mas você contou uma piada sem graça então...

- Pelo menos ele tentou falar algo engraçado.

- E, apesar do fracasso absurdo, a tentativa é válida.

- Você é juiz de validez verbal?

- Do que?

- Validez verbal. Se uma sentença é válida ou não.

- Juízes dão as sentenças, não as julgam.

- Ãhn?

Entreolharam-se.

E riram pois já não sabiam mais do que estavam falando.

Nenhum comentário: