domingo, 6 de setembro de 2009

A cada dia um recomeço(6)

Depois de muito tempo, senti que algo poderia ser acrescentado à essa série de textos que tinham como primeiro objetivo explanar, de e para mim, o que eu precisava analisar. Por si só, o título nunca fez muito sentido, mas talvez tenha feito algum dia, para aqueles que encontraram em textos passados algo produtivo e útil.

Existem pessoas mais capazes, mais qualificadas, mais inteligente e mais vividas que poderiam escrever um texto com esse título sem dificuldade alguma. Mas o meu recomeço me dá o direito de querer escrever algo desse gênero. Como já escrevi. Mas hoje será diferente. Porque a minha cabeça está diferente, porque muito tempo passou e muita coisa mudou.

Ninguém acreditou que algum dia eu poderia ser alguém. Consegui, com muito esforço, dedicação e trabalho provar o contrário. Tornei-me alguém, com caráter e personalidade próprios. E mesmo provando que eu sou capaz de reverter situações desfavoráveis, assim como todos podem ser, muitos foram os olhares de desconfiança sobre o meu futuro, cujo aspecto profissional comecei a construir ontem.

Como qualquer maldito racional, consegui fazer com que a distância, a saudade e todos os outros sentimentos que, confesso, estavam me prejudicando, ficassem guardados em um lugar acessível, porém, distante o suficiente para que eu possa viver tranquilamente, com saudade mas sem dor.

Começo de uma nova vida? Não. Recomeço da mesma vida, da mesma história, mas em outro lugar. Longe de casa, perto do nada. No meio de um imenso oceano azul, sem nenhum pedaço de terra à vista. Recomecei e, mais uma vez confesso, não achei que seria capaz de aproveitar tanto essa vida, tão longínqua e tão diferente da minha vida, do que eu quero para o meu futuro.

Continuo o mesmo. Continuarei o mesmo. A minha história não sofrerá uma grande interrupção, e nem mesmo uma grande mudança. Porque eu vou cair muito, assim como já caí. E levantarei. Tantas quantas forem as vezes necessárias.

Porque eu posso ir para o outro lado do mundo, mas, assim como aqui, encontrarei algo que me mantenha vivo. Não uma razão para viver, mas algo pelo qual eu vá lutar. Um vento no oceano, uma brisa de verão, uma flor na neve. Uma esperança.

Descobri que não adianta dizer que tudo é relativo. É preciso, além de acreditar, fazer com que o errado, o ruim e o trágico tornem-se relativos também. Facilita muito. É um(ou vários) peso a menos.

Quanto menos carregamos na mochila, mais rapidamente nos levantaremos para corrermos atrás do ônibus. Ônibus onde o motorista somos nós, e o levamos para onde quisermos.
Mesmo que seja ao infinito, e além.

Onde está o meu sonho? Não sei. Mas nunca vou descobrir a resposta dessa pergunta se ficar parado, esperando um vento.

Não precisa ventar para você sentir um ar passando por você. Porque nem sempre há vento e nem sempre irá ventar. Então, é mais fácil correr, e sentir aquele ar que você mesmo transformou em vento.

Acho que era só.

2 comentários:

Bruna Brasil disse...

Cara, eu me arrepiei. Senti um pouco de mim, talvez do meu futuro, no seu texto. Porque eu tenho uma vontade imensa de sair por aí e correr atrás do meu ideal e do meu plano de vida. Quero ir para outros mundos, e não ficar parada aqui esperando algo que eu nem sei. Obrigada, você pra mim virou um exemplo de luta. :)

Unknown disse...

vini, são essas coisas q no caso nós vemos, e começamos a perceber quanto tempo nós perdemos esperando alguma coisa, esperando algum sonho, sem lutar. e talvez nao venha ao caso, mas, tem gente q acredita q para ter sonhos é preciso ter dinheiro para transfoma-los em realidade, o que eu discordo. eu já aprendi MUITO com voce, todas essas coisas q voce escreve, é otimo para nos fazer repensar e viver de uma maneira totalmente diferente, e melhor.. porque a vida nao é feita para nós esperarmos e esperarmos, quando nós nascemos já estamos morrendo, aos poucos mas estamos, e é por isso temos q viver, ensinando e deixando alegrias ou talvez não, mas deixarmos alguns valores pelo menos, para as pessoas lembrareem de nós, como pessoas especiais. viver cada dia, coomo se fosse o ultimo, mas com responsabilidade e pensando no amanha!