quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Retratos de uma sociedade patética (13)

Tenho pensado bastante e acho que já não consigo mais ver e ouvir tudo isso calado. É bem provável que nos próximos meses, os últimos, eu vá falar, de fato, o que penso sobre essa gente. A veia inconformada da minha personalidade tem sido moldada com cuidado para, quando chegar a hora, estar pronta o suficiente para ser clara, objetiva e correta na exposição pós julgamento. Esse, por sinal, tem sido feito ao longo dos últimos quatro anos e, bom, não é pouca coisa.

O problema, pensam alguns, é que sou invejoso. Invejo as notas melhores, a popularidade que não tenho, as tiradas 'cool' nas aulas, o jeito de sair como 'o tocha' das provas após ter sacaneado e vencido pela ilegalidade, pela falta de caráter, pelo que não é justo, não é correto. Pela corrupção que tanto se critica hoje em dia.

As pessoas são corruptíveis quando não cedem à Verdade e à Justiça, ambas presentes incríveis Daquele que tudo criou, e deixam que o mundo, o mal e tudo aquilo que é oposto ao Bem e às Leis Morais, vença em suas vidas. Os maus exemplos são seguidos e admirados pelas atitudes 'corajosas' que os pequenos imprevistos exigem. Coragem gera aquilo que é bom. O que leva à prática do mal é qualquer outra coisa, pode ser perversão ou falta de vergonha na cara. Tanto faz.

Vejo que, hoje, poucos se preocupam em aprender, em crescer, em buscar algo que não seja por interesse financeiro ou que influencie em seu status social. Dentro e fora da universidade. As pessoas com quem convivo, salvo raras e poucas exceções, não tem caráter. Infelizmente isso reflete um tanto a sociedade em que vivemos. As caóticas entidades de casa, que não podem ser chamadas de família para não denegrir a imagem das verdadeiras famílias - o que acaba sendo mais uma injustiça quando acontece - não cumprem seus papeis de educar porque, no fundo, pouca gente busca o que é correto.

Vivemos em uma sociedade corrupta, a universidade, local de preparação para o futuro de profissionais e CIDADÃOS sociais, não forma caráter, não ensina o que é certo, não forma, de fato, cidadãos. Se a família não o faz, a universidade não o faz então, é evidente, que nada é feito. E os corruptos estão aí, sentados ao seu e ao meu lado nas aulas. Aqueles que, num futuro não distante, reclamarão - e reclamam quando desligam o smartphone e param de conversar durante as aulas - que os políticos não prestam.

Os imundos falando dos porcos. Vergonha.

Não tenho inveja das notas melhores, não tenho a mínima vontade de estar cercado por pessoas 'descoladas' e populares, de ser conhecidos por alunos de todos os semestres do meu curso. Não tenho o intuito de ser mais do que ninguém, de tirar a vaga de alguém no puro puxa-saquismo, como já vi muitas vezes acontecer. Não quero essa vida, não quero boas notas que não representem meu estudo, meu esforço e minha vontade de ser um bom profissional.

Até parece um discurso politicamente correto. Vou acabar com essa aparência.

Detesto e acho ridículos todos vocês que não estudam e, nos grupos do Facebook, ao invés de discutir o conteúdo e tirar dúvidas, ficam falando que 'a cola está incompleta', 'na prova do semestre passado caiu essa questão, e isso está na cola' ou 'por que ninguém resolve essa questão e passa para todo mundo colocar na HP e poder ver durante a prova?'. Fora as colas passadas durante as provas via What's App, email, mensagem, etc. É ridículo. Vocês são idiotas (acabou de vez a politicagem aqui). Talvez sejam profissionais competentes, talvez mudem de atitude e passem a lutar, a buscar, a querer algo que seja bom de um jeito correto. Talvez. Mas isso não muda a falta de moral para abrir a boca e reclamar de alguém. Não tira de vocês o rótulo de hipócritas quando dizem 'estudar muito, ralar pra caramba'. É hipocrisia pura.

É injusto tudo isso. É injusto comparar notas de quem cola com as de quem não cola. Injusto. Não estamos falando de crianças no ensino médio. São adultos - com mentalidade de 12 anos, é verdade - que em pouco tempo estarão trabalhando e colocando sua formação acadêmica a serviço de outras pessoas, de uma sociedade carente de justiça e de bons exemplos. Vocês não dão sequer um bom exemplo. É injusto. É ridículo.

Mediocridade.

Retrato bem tirado de uma sociedade bem patética.

A minha geração não é o futuro do país porque, se for, não é o céu que vai cair na sua cabeça e sim a casa, o prédio, a ponte, enfim, tudo aquilo que passe pelas mãos de um engenheiro.

Que, se for medíocre como durante a graduação, será um criminoso em potencial. Crime por incompetência.

Que Deus cuide daqueles que ainda zelam pelo que é correto, pelo que é honesto, pelo que é justo. Creio na justiça Divina.

Nenhum comentário: