sexta-feira, 3 de junho de 2011

Reflexões de um maluco(15)


Prometo, para qualquer um ler, a mim que essa será a última vez que passo meus dias dessa maneira. Não que amanhã tudo será diferente, minha vida será sorrisos e pulos de felicidade. Não tenho pressa para sentir-me melhor do que hoje, para entender-me melhor do que hoje e para concluir, ao contrário de hoje, que tudo isso é desnecessário e uma completa idiotice. Assumo-me como ser extremamente limitado, preso às próprias vontades e cercado por alguma coisa mais potencialmente perigosa que arame farpado. Tudo isso no plano mental, naquela grande baboseira chamada 'consciência' ou, indo mais além com alguma ironia, 'inteligencia racional'. Porque toda razão é burra, é radical e cega. Toda razão leva aquilo que tantos, inclusive eu, dizem ser necessário, a tal da 'autorreflexão'. Quanta bobagem planejada e idealizada por mentes inertes e insossas. É uma vergonha para mim perceber que tudo isso não passa de uma tentativa, invariavelmente fracassada, de encontrar respostas para perguntas não feitas e caminhos em lugares inóspitos. A certeza de que é uma fase pode até confortar mas não ameniza qualquer decepção com a própria ideia, talvez até coerente, de seguir uma razão, uma ideia, um plano 'inteligente' de dar passos para frente, subir escadas e alcançar um nível acima do qual se está. 

Aquela bobagem toda de crescer, amadurecer, evoluir como ser racional e, sejamos idiotas ao acreditar que a consequência disso é crescer também como ser emocional. Porque afinal de contas, sempre induz-se que uma sabedoria vem do conhecimento, que vem da inteligência que, desde criança nos ensinam, vem do ler, escrever, ouvir, aprender, estudar. E isso vem da razão. Contudo, estou mais do que enojado com essa fase 'vamos entender tudo o que se passa para que isso não se repita'. Se houver repetência, algum problema? A vida é de quem, minha ou daqueles que vão, como todos os falsos profetas, dizer 'eu avisei'. Esqueçam disso tudo, o que se faz baseado no que se pensa tem um começo extasiante, um meio vazio e um final... bom, não há um final para tudo que começa por um pensamento. Ideais e convicções só tem valores quando partem de sonhos, com um mundo melhor, com uma sociedade mais justa, com uma convivência mais amena e relacionamentos mais amorosos. E nada disso vem da razão, nada disso vem do pensar. A consciência de acertar com isso é a única que tem algum valor concreto.

Atirem as palavras e critiquem, tanto faz, eu não aguento mais aprender, pensar, entender, raciocinar e tornar razão tudo o que está acontecendo, nada do que está acontecendo ou se está acontecendo alguma coisa. Chega dessa estupidez de 'eu penso que vai ser bom' ou 'é real a possibilidade de você ser alguém melhor com isso'. Não que alguém tenha dito isso, mas certamente em algum lugar um conselho parte desse preceito e daquele que, arrogantemente, diz ao 'bom amigo' que 'eu sei o que estou dizendo a você, confie em mim, eu já passei por isso'. Sabedoria falsa, vivência exclusiva e intransponível. Tudo isso cansa, tudo isso me cansa.

Tanto quanto me cansa correr por muitos e sequer receber um passe em condições de marcar um gol. Eu jogo pela equipe, corro pela equipe, marco pela equipe e na hora de fazer gols pela equipe, não recebo assistências, ninguém é solidário para comigo. Por que razão, estúpida ou aceitável, eu continuo aceitando quando alguém me diz que 'é preciso jogar pela equipe' ou 'é preciso marcar pela equipe' ou ainda o pior 'é preciso ser uma equipe'. Que equipe é essa onde ajudo e sou induzido a pensar, e aqui entra mais algumas gotas de nojo, que eu é que sou individualista e nada faço pela tal equipe.

Isso não existe, essa razão é egocêntrica e não sou eu o centro dela. Ainda bem que, além de perceber, começo a assimilar isso para minhas atitudes. As reclamações que vem de fora, com muitas cobranças e pouca boa ação como exemplo, estão destruindo parte da minha tolerância. Exaustivo é continuar assim, para todos os lados sendo equipe e, sozinho em minha mente, perceber que não há equipe também por mim.

Espero estar quase no fim de mais essa etapa inepta. Não sei por quanto tempo isso ainda vai durar porém, escrevi na primeira frase, prometo a mim que será a última vez que qualquer razão vinda do senso comum do aprendizado irá prejudicar-me tanto. 

Última vez em que tantas insignificantes coisas fazem um estrago desproporcional no meu viver.

2 comentários:

# DESVENTURAS de Uma Descabelada εïз disse...

Que texto emocionante... Realmente concordo contigo. Quantas são as vezes que damos tudo pela equipe, ajudamos, estamos presentes. E quando vemos, estamos nós sozinhos, sem apoio de ninguém, e o que resta? Resta uma folha em branco uma caneta e escrever tudo que sentimos para amenizar a ignorância que passam para conosco, cobrando e exigindo tudo que não proporciona a nós mas somente a eles.

# DESVENTURAS de Uma Descabelada εïз disse...

Que texto emocionante... Realmente concordo contigo. Quantas são as vezes que damos tudo pela equipe, ajudamos, estamos presentes. E quando vemos, estamos nós sozinhos, sem apoio de ninguém, e o que resta? Resta uma folha em branco uma caneta e escrever tudo que sentimos para amenizar a ignorância que passam para conosco, cobrando e exigindo tudo que não proporciona a nós mas somente a eles.