sábado, 17 de maio de 2014

Pedaços de um pensamento (88)

Não sei a origem pontual, se é que houve, para gostar dos dias de neblina. De ver a cidade coberta por uma serração densa ou superficial, não importa. Aquele tempo com cara cinza, em que o horizonte é invisível, em que um quilômetro a frente é tapado por aquela massa(?) cinza claro(durante o dia), em que poucas pessoas saem de casa porque, se não há Sol, não há muitas pessoas na rua. Por vontade própria, é claro.

Gosto da cor cinza mas essa não é, nem de perto, a explicação para gostar de dias assim.

Talvez toda a tristeza que por anos habitou - e a parte dela que ainda habita - meu coração seja uma boa explicação. Dias cinzas são tristes. São claros quando há apenas neblina mas quando o Sol, escondido, vai para o outro canto do planeta, a escuridão vem e o cinza, exceto pelas luzes da cidade - que também são ofuscadas por essa massa de água - é completo, é escuro, torna-se praticamente um preto.

Acho que as pessoas reclamam demais em dias assim. O Sol sempre é fonte de elogios - exceto quando a pele fica vermelha e hipersensível. Dias claros, de céu azul bebê, são sempre os preferidos. São sempre os divertidos. São os escolhidos para tudo.

Gosto de dias cinzas. De neblina. De serração. De ficar em casa. Dias em que olhar para fora não traz à visão muitas coisas. Só um grande céu cinza, borrado, que se pode tocar.

Se pode tocar, claro, de um jeito não físico. Porque fisicamente falando...

Não sei. Mesmo. Como para várias outras coisas. Não se por que gosto de dias em que fico nostálgico. Talvez, também, utópico. Acho que sonhos são como dias de neblina. Você quer ver alguma coisa lá na frente mas não consegue. Então, se quer mesmo ver, tem que caminhar, chegar até lá.

Ficou motivacional. Ficou superficial. Acabo por aqui.

Vou repensar se gosto, ainda, de dias cinzas.

Um comentário:

k. Ferreira disse...

Eu amo dias assim!Fico nostálgica e calma. Geralmente comemoro com um livro e um copo de café... Não sei explicar o por que mas sei que dias assim são os melhores, pelo menos pra mim