quinta-feira, 11 de julho de 2013

O vazio de viver e só (39)

Entendo que a vontade de estar em movimento, progressivo, existe. Logo, há vontade de mudar. De fazer. De deixar-se tocar. Há um querer. Há o querer algo. Melhor. Mais intenso. Sensato. Significativo.

Quero muito mais. Sei que preciso de muito mais. Consciência não falta. Sei que o orgulho cega, que os vícios derrubam e dificultam. Sei como controlá-los. Sei o que é falso nessa busca por autoconhecimento. Por autocontrole. Sei também o que faço, inconscientemente buscando um alívio e sei que isso não traz alívio nenhum. Só pesa. Muito. Complica, atrasa. E não satisfaz.

Aliás, atrapalha tantas outras satisfações.

Lembro do que fazia. Batida de banana antes do futebol das quintas, ida ao mercado só para buscar um pacote de presunto. Uma panelada de feijão com calabresa para comer durante toda a semana. Caminhadas de horas por toda a cidade. Gostava de conhecer, de rezar enquanto caminhava. De correr esporadicamente e convidar alguém para ir junto. Às vezes ouvir música enquanto isso. Gostava de escutar coisas novas, músicas novas mas sem deixar de ouvir pela milésima vez Creedence, Beatles, Foo Fighters, Oasis ou Modern love, do Bowie.

Sei que, também, faz falta a média de 2 a 3 livros lidos por mês. De rapidez e agilidade no pensamento. Faz falta devorar um livro de palavras cruzadas, estudar inglês ou editar vídeos. Criar montagens, piadas, podcasts, rir de todas essas bobagens. Faz falta escrever.

Pensar. Raciocinar. Refletir. Faz falta ouvir. Falar. Faz falta sentir. Faz falta viver.

Sei de tudo o que havia e não há mais. Sei do que dificulta, do que impede, o que é preciso fazer. Tenho vontade, coragem, estou disposto a abrir mão de muitas coisas, sim.

Se a minha vida fosse um time de futebol, entretanto, nesse time estaria faltando o camisa 10. Aquele que recebe a bola e deixa o atacante na cara do goleiro adversário, livre para marcar o gol e dar a vitória ao time.

Faltam vitórias no meu time, na minha vida, porque falta o camisa 10, o craque, decisivo mas não tão participativo assim.

Não sei o que é esse camisa 10.

E é só isso que eu não sei.

Um comentário:

k. Ferreira disse...

que saudade de ler suas postagens... E não posso negar, sei muito bem o que você quis dizer neste texto ...Já ouviu falar na expressão " Elefante branco"? Talvez vc seja o camisa dez..Só que perdeu a hora do treino algumas vezes e esqueceu disso